quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VIZIVALE: Professores já podem fazer inscrição para complementação de curso

Estão abertas as inscrições para a complementação que dará direito ao diploma de Pedagogia aos estudantes da Iesde/Vizivali que desejam cursar as aulas na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As inscrições estão sendo realizadas através da Plataforma Freire, mediante cadastro prévio.
Por serem instituições que ainda não são credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para ofertar ensino à distância, as inscrições para a complementação no Instituto Federal do Paraná (IFPR), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) serão disponibilizadas em breve. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) informará quando essas inscrições também estarão disponíveis.
Segundo o secretário Nildo José Lübke, o governo do Paraná está empenhado em garantir o direito ao diploma desses professores. “Estamos realizando esforços incansáveis para resolver a situação. Com essa complementação, podemos proporcionar o tão esperado diploma a milhares de professores em todo o estado”, assegurou.
As inscrições ficarão abertas até 30 de outubro. Devido à exclusividade e ao ineditismo de serem ofertadas inscrições somente para o estado do Paraná, nesses primeiros dias podem ocorrer problemas técnicos no acesso à Plataforma Freire. Está assegurado, entretanto, que todos os professores terão tempo hábil e condições para realizar sua inscrição. (Fonte: Agência Estadual)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Hora da decisão: tire suas dúvidas sobre as eleições 2010

Quando serão as eleições?
O primeiro turno ocorre no dia 3 de outubro, enquanto o segundo será em 31 de outubro.

Que cargos estão em jogo?
Serão eleitos o presidente da República (e o vice), governadores dos Estados e do Distrito Federal (e seus vices), 54 senadores (dois em cada Unidade da Federação), deputados federais e estaduais.

Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos.

Quem faz 16 anos no dia ou na véspera da eleição pode votar?
Sim. O jovem que fizer 16 anos no dia 3 de outubro poderá tirar seu título normalmente até o dia 5 de maio, mas o documento terá validade somente a partir da data em que completar a idade mínima.

O jovem que não votar precisa justificar?
Se ele tiver entre 16 e 18 anos, não precisa.

Cidadãos naturalizados brasileiros que ainda não têm título são obrigados a votar?
Sim. O brasileiro naturalizado que não tiver se alistado até um ano depois de adquirida a nacionalidade pagará multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?
Sim, os dois turnos são considerados eleições diferentes.

Moro e trabalho em uma cidade, mas vou viajar a outra para votar. Posso ter dispensa no dia seguinte à eleição?
Não, a lei não prevê esta dispensa.

O que eu faço se não puder comparecer à votação?
Se você estiver fora de sua cidade, justifique sua ausência, no dia da eleição, em qualquer local de votação ou posto de justificativa, entre 8h e 17h. Você deverá dirigir-se a qualquer cartório eleitoral ou Tribunal Regional Eleitoral para obtenção do formulário de requerimento de justificativa eleitoral. Com o formulário preenchido e seu título de eleitor, ou algum documento de identificação em mãos, você deve entregá-lo em qualquer local de votação. Se você estiver doente ou tiver qualquer outro problema, deve procurar o seu cartório eleitoral para fazer a justificativa até 60 dias depois das eleições, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. É importante lembrar que primeiro e segundo turnos são eleições independentes, portanto é necessária uma justificativa para cada votação. Quem não justificar a falta no dia da eleição poderá fazê-lo até 2 de dezembro de 2010, em relação ao primeiro turno, e até 30 de dezembro de 2010, em relação ao segundo turno, por meio de requerimento dirigido ao juízo da Zona Eleitoral em que é inscrito.

Em qual período haverá propaganda no rádio e na TV?
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV vai de 17 de agosto a 30 de setembro (primeiro turno) e de 16 a 29 de outubro (segundo turno).

Posso fazer propaganda do meu candidato no Twitter, Facebook, Orkut, blog ou outros sites?
Sim, mas somente a partir de 6 de julho, quando começa oficialmente o período de campanha eleitoral.
Estou recebendo e-mails difamando um candidato, e desconfio que eles sejam ilegais. O que faço?
Procure o Ministério Público Eleitoral, que é o órgão competente para fazer denúncias sobre propaganda irregular. O telefone é (61) 3105-5672 e o site é http://eleitoral.pgr.mpf.gov.br. Alguns TREs também têm serviços de disque-denúncia.

Preciso tirar meu primeiro título de eleitor. Como faço?
Você pode fazer a requisição no site do TSE (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm) e, depois, retirar seu título em uma unidade da Justiça Eleitoral, munido dos documentos exigidos: documento de identidade (são aceitos RG, carteira de trabalho e certidão de nascimento; carteira de motorista e passaporte não são válidos) e comprovante de residência (homens com mais de 18 anos também devem levar certificado de quitação do serviço militar). Você também pode ir pessoalmente com seus documentos a um centro de atendimento e fazer o alistamento. O prazo termina em 5 de maio.

Onde eu posso consultar a situação do meu título eleitoral?
Você pode confirmar esta informação por meio do site do TSE. Para isso, não é necessário o número do titulo: bastam o nome do eleitor, o nome da mãe e a data de nascimento.

Até quando posso transferir meu título? Como devo fazer?
O prazo final é 5 de maio. Para realizar a transferência, é necessário ir ao TRE munido do título de eleitor, de um documento de identidade, do último comprovante de votação ou justificação e de um comprovante de residência.

Onde eu posso confirmar meu local de votação?
Você pode confirmar esta informação por meio do site do TSE. Para isso, não é necessário o número do titulo: bastam o nome do eleitor, o nome da mãe e a data de nascimento.

Posso votar fora da minha cidade ou do meu Estado?
Sim, mas somente para presidente, e se você estiver em alguma capital. Para isso, é necessário se habilitar em qualquer cartório eleitoral entre 15 de julho e 15 de agosto, informando em qual capital você estará presente.

Se eu sou eleitor de uma cidade onde há segundo turno, mas viajei para um local onde não há segundo turno, como eu justifico minha ausência?
Nesse caso, a cidade terá um posto de justificativa eleitoral. Cada TRE informa o local desses postos.

Meu título de eleitor é de uma cidade, mas me mudei para outra. Posso votar na cidade onde moro atualmente?
Você pode apenas votar para presidente, e somente se: a) a cidade onde vocÊ mora for uma capital; b) você tiver feito sua habilitação junto à Justiça Eleitoral.

Eu moro no exterior. Posso votar?
Sim, somente para presidente. Para isso, é necessário encaminhar, até 5 de maio, um Requerimento de Alistamento Eleitoral à embaixada ou consulado com jurisdição sobre o local onde você mora.

A nomeação para mesário é para um ou dois turnos?
Todo convocado para trabalhar na eleição deverá comparecer nos dois turnos, caso houver.

O eleitor pode se oferecer para ser mesário?
Sim. A Justiça Eleitoral possui uma campanha chamada "Mesário Voluntário", que incentiva a participação por vontade própria. Mais informações podem ser obtidas junto aos TREs.

O eleitor é remunerado pelo trabalho como mesário?
Não, mas ele tem direito à dispensa do serviço pelo dobro dos dias trabalhados na eleição.

Todo eleitor pode ser mesário?
Não, somente os maiores de 18 anos regularizados perante a Justiça Eleitoral.

Quando ocorrem as nomeações dos mesários?
O prazo final é 30 de julho.

É possível pedir dispensa do trabalho de mesário? Caso sim, como é feito o pedido?
O pedido de dispensa é feito por meio de requerimento direcionado ao juiz eleitoral. O requerente deverá apresentar os motivos em até cinco dias a contar da nomeação, a menos que os motivos ocorrerem depois desse prazo.

O que acontece se eu não atender à convocação para ser mesário?
Está prevista multa de até um salário-mínimo. Em caso de servidor público, ocorrerá suspensão de até 15 dias. As penas serão aplicadas em dobro se a mesa deixar de funcionar por culpa dos faltosos.

Por quantas eleições trabalharei como mesário?
A nomeação é válida somente para uma eleição.

Qual é o horário de votação? Como ficam os fusos diferentes do horário de Brasília?
A votação é das 8h às 17h, pelo horário local. Por isso, a divulgação dos resultados para Presidência só começam a ser divulgados quando o último Estado terminar sua votação.

Quais documentos devo levar para poder votar?
É obrigatória a apresentação do título eleitoral e de um documento de identificação com fotografia. Para isto, são válidos certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas.

Em que horário vai vigorar a Lei Seca?
Por ser uma questão de Segurança Pública, a aplicação da Lei Seca fica a critério das Secretarias de Segurança Pública em cada Estado ou município.

Quem tem preferência para votar?
Têm preferência os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e que estejam amamentando.

Como um eleitor cego poderá votar?
Para votar, os cegos poderão usar qualquer instrumento mecânico que eles mesmos portarem ou que for fornecido pela mesa. Eles também podem recorrer ao sistema de áudio, quando disponível na urna, sem prejuízo do sigilo do voto, ou à marca de identificação da tecla 5. Os deficientes visuais poderão ainda utilizar tanto o alfabeto comum quanto o sistema Braile para assinar o caderno de votação ou assinalar as cédulas, se for o caso.

Como votam os eleitores com necessidades especiais?
Os eleitores portadores de necessidades especiais poderão votar em seções com instalações adequadas se comunicarem até 3 de setembro à Justiça Eleitoral suas restrições e necessidades. O eleitor portador de necessidades especiais poderá ser auxiliado por pessoa de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao Juiz Eleitoral. Esta pessoa poderá inclusive digitar os números na urna, desde que autorizada pelo presidente de mesa.

Se a urna apresentar defeito, o que acontece?
O presidente de mesa providenciará a reparação do problema. Se ele persistir, a votação será feita com cédulas de papel, até o final.

Posso usar uma "cola" para votar?
Sim. A própria Justiça Eleitoral distribui e incentiva o uso de colas.

Posso entrar na cabine com telefone celular, rádio ou iPod?
É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. Embora a lei não trate especificamente de mp3 players, a Justiça Eleitoral recomenda que este tipo de aparelho não seja usado na cabine.

Posso votar usando bandeiras e bottons do meu candidato?
Sim. As manifestações estão liberadas, desde que sejam feitas em silêncio.

Posso distribuir "santinhos" na hora de votar?
Não. A distribuição de material só pode ocorrer até as 22h do dia anterior à eleição.

Como mesário, posso fazer propaganda do meu candidato por meio de camiseta ou qualquer outro meio?
Não, isto é proibido.

Não votei, e agora?
O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência?
Você terá de pagar multa em torno de R$ 3. Se não pagar a multa, fica impedido de inscrever-se em concurso público, participar de concorrências, obter empréstimos em instituições financeiras do governo, receber remuneração de função ou emprego público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino ou praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda. Quem não votar e não justificar a ausência em 3 eleições consecutivas (lembrando que cada turno é uma eleição), terá o título cancelado.
Depois da eleição

Eu votei, mas perdi os comprovantes. Como faço para comprovar meu voto?
Solicite a qualquer cartório eleitoral uma certidão de quitação eleitoral. A certidão também pode ser emitida por meio do site do TSE, no seguinte link: http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm

domingo, 26 de setembro de 2010

Chuva de granizo provoca estragos em Campo Mourão

A forte chuva de granizo, acompanhada com rajadas de vento, que caiu por volta das 21h30 de sábado em Campo Mourão causou estragos ainda incalculáveis para os moradores, além da queda de árvores nas ruas, e muita sujeira por vários pontos da cidade. Os bombeiros e a Polícia Militar trabalham intensamente para tentar socorrer as pessoas que tiveram suas casas destelhadas.
Assim que a chuva passou, muita gente recorreu ao quartel do Corpo de Bombeiros para pegar lonas, mas em pouco tempo todo o estoque se esgotou. Um grande número de pessoas permaneceu no quartel até o início da madrugada, à espera de ajuda, mesmo cientes de que as lonas haviam acabado. Uma das vias que ficou impedida, foi a avenida Ney Braga, que dá acesso ao cemitério. Uma árvore caiu e obstruiu toda a passagem dos veículos no local.
Entre os bairros mais atingidos, está o jardim Cidade Nova, onde a maioria das casas cobertas de eternit teve o telhado perfurado pelo granizo. A dona de casa, Maria Rosangela, 41 anos, disse que apenas a cozinha de sua casa não molhou. “Foi uma tragédia. Molhou todos os meus móveis e colchões. Meu vizinho me ajudou a colocar os móveis que cabiam na cozinha, único cômodo que não molhou. Tenho problemas no coração e pensei que ia morrer”, lamentou ela, que mora apenas com uma filha adolescente no Cidade Nova. Vários vizinhos de Rosangela viveram o mesmo drama.
No jardim Copacabana também o cenário é de muitos prejuízos. Os bombeiros passaram pelo local entregando lonas e auxiliando nos casos mais graves. Mesmo após mais de uma hora da chuva, os moradores ainda mostravam grandes quantidades de gelo nos quintais. O temporal também deixou boa parte da cidade sem luz elétrica. A Asa Leste foi um dos pontos mais atingido, ficando às escuras por mais de uma hora. (Fonte: Tribuna do Interior)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O ranking dos deputados

Do Hora H News

A pouco mais de uma semana das eleições, surge uma nova lista dos prováveis deputados estaduais e federais eleitos em 3 de outubro.
Mesmo que a Assembléia Legislativa esteja em “recesso branco” até as eleições, as listas corre de mão em mão.
A lista pode ou não “bater” porque para dizer quem serão realmente os eleitos depende não só da votação de cada um, mas dos votos totais e dos cálculos de sobras das coligações e partidos.
Há que se ressaltar que as duas listas têm bem mais que 30 (número de cadeiras do Paraná na Câmara Federal) e 54 (número de cadeiras na Assembléia Legislativa) nomes.

Deputados federais
Do “chapão da coligação que apóia Osmar Dias poderiam ser eleitos: Hermes Parcianello (Frangão), Zeca Dirceu, Fernando Giacobo, Osmar Serraglio, Odilio Balbinotti, Moacir Micheletto, Angelo Vanhoni, Chico da Princesa, Assis Couto, Marcelo Almeida, André Vargas, Airton Roveda, Reinhold Stephanes, Andre Zacharow, João Arruda, Wilson Picler e Chico Brasileiro.
Do “chapão” da coligação que apóia Beto Richa estão na lista: Luiz Carlos Hauly, Nelson Meurer, Cida Borghetti, Rubens Bueno, Sandro Alex, Dilceu Sperafico, Francischini, Eduardo Sciarra, Luiz Carlos Setim, Abelardo Lupion, Cezar Silvestri, Alfredo Kaefer, Affonso Camargo, Pastor Oliveira, Luiz Nishimori, Luciano Pizzato, João Destro e Paulo Rosemann.
Do PTB/PRP poderiam ser eleitos: Alex Canziani e Dirceu Manfrinatto; do PSC: Ratinho Jr., Takayama, Leite e Nelson Padovani; do PV: Jose Turozi e Rosane Ferreira; e do PSB: Aldair Rizzi e Irani Pereira.

Deputados estaduais
Do “chapão” da coligação que apóia Osmar Dias poderiam ser eleitos:
Alexandre Curi, Nereu Moura, Artagão Junior, Luiz Cláudio Romanelli, Jonas Guimarães, Luciana Rafagnin, Ademir Bier, Teruo Kato, Luiz Carlos Martins, Augustinho Zuchi, Enio Verri, Anibelli Neto, Cleiton Kielse, Professor Lemos, Péricles, André Bueno, Beti Pavin, Nelson Luersen, Pugliesi, Scanavaca, Jozaine Baka, Padre Valter Pegorer, Gilberto Martin, Stephanes Jr., Toninho PT, Luiz Eduardo Cheida, Caito Quintana, Nanci Rafagnin, Tadeu Veneri, Rafael Grecca e Chico Noroeste.
Do “chapão da coligação que apóia Beto Richa poderiam ser eleitos: Valdir Rossoni, Durval Amaral, Nelson Garcia, Luiz Accorsi, Hussein Bakri, Rose Litro, Elio Rusch, Edson Prazcyk, Plauto Miró Guimarães, Dr. Batista, Mara Lima, Mauro Moraes, Nelson Justus, Hermas Brandão Junior, Ney Leprevost, Guto Silva, Adelino Ribeiro, Miltinho Puppio, Bernardo Ribas Carli, Pedro Lupion, Duílio Genari, Francisco Buhrer, Pedro Claro, Evandro Junior, Samis Silva, Ademar Traiano, Luiz Malucelli, Baratter e Osmar Bertoldi.
Do PPS: César Silvestri Filho, Marcelo Rangel, Douglas Fabrício, Felipe Lucas e Alceuzinho Maron; do PTB/PRP: Fabio Camargo, Mozart Lopes e Padre Roque; do PSC: Marla Tureck, Amauri Johnsson, Flavio Ferrari, Clovis Distefano e Adão Bohenik; do PV: Kosmos, Roberto Acciolli e Pedro Paulo Bazana; e do PSB: Gilberto Ribeiro, Reni Pereira, Danilson e Wilson Quinteiro.

Mulher morre atropelada na rodovia BR-272

Uma mulher de 44 anos, morreu atropelada no final da tarde de ontem, por volta das 18h30. O acidente aconteceu na BR-272, saída para Goioerê, próximo a Fazenda Retiro, município de Campo Mourão. De acordo com as informações, Leni de Fátima Galvão Teixeira, havia acabado de descer de um ônibus, quando foi atropelada por um Fiat Uno, com placas de Farol, conduzido por José Paulo de Souza. A vítima estava acompanhada do marido, José Euclides Teixeira, 48 anos, que também ficou ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Posto 24 horas com ferimentos leves. O corpo de Leni está sendo velado no Prever e o sepultamento será nesta sexta-feira (24), às 17 horas.

Fonte: Tribuna do Interior

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Antonio Menezes prestigia comício de Osmar em Cascavel

O ex-vereador e um dos coordenadores da campanha de Osmar Dias em Ubiratã esteve participando de um comício do candidato em Cascavel. Centenas de pessoas prestigiaram o evento. Confira mais detalhes no site do candidato. Acesse.

A ordem é arregaçar as mangas


Coordenadores da campanha do candidato a governador Beto Richa na região oeste, reuniram prefeitos e ex-prefeitos, entre eles o prefeito de Ubiratã, Fábio D'Alécio, para discutir a estratégia de ação na reta final da campanha. A ordem é arregaçar as mangas para conquistar o voto dos eleitores.

Dilma segue na frente, mas vantagem sobre adversários cai 5 pontos, diz Datafolha


Nova pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quarta mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para os demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15.
A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.
É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra –52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, mas apenas 13% julgam-se bem informados sobre o episódio.
Brancos e nulos somam 3% na nova pesquisa (ante 4% da semana passada), enquanto 5% dos eleitores entrevistados se declaram indecisos (dois pontos percentuais a menos do que o cenário dos dias 13, 14 e 15).
As movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, pesquisa a ser feita na próxima semana deverá mostrar se trata-se de uma tendência ou apenas um registro do momento em que o levantamento foi realizado.
Dilma caiu principalmente nos segmentos dos que possuem renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (10 pontos), nível superior de escolaridade (três pontos) e têm entre 35 e 44 anos (quatro pontos).
O crescimento de Marina Silva se deu entre os mais escolarizados (onde a verde cresceu quatro pontos) e os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, faixa em que a candidata do PV saltou de 16% para 24% (Serra subiu de 28% para 34%).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Com 93% da população recenseada, Ubiratã registra 19.974 habitantes


O censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)está na reta final e muitos municípios estão registrando queda no número de habitantes em relação à última contagem. Em Ubiratã todos os domicílios ocupados já foram recenseados, num total de 6.545. O número de habitantes até a última atualização é de 19.974 contra 21.558 da última contagem. Resta ainda 7% da população a ser recenseada.
A tendência de redução no número de habitantes vem se confirmando nos municípios da Comcam que já tiveram o trabalho concluído, como é o caso de Janiópolis, Boa Esperança, Quarto Centenário e Mariluz. Em todos esses municípios a população ficou abaixo do número levantado em 2009.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AVISO!

Os comentários no Portal Ubiratã são bem vindos mas pedimos aos leitores que não façam ofensas a qualquer pessoa ou instituição. Sua manifestação é livre, mas o bom senso é importante. Obrigado por visitar o Portal e a cada dia consolidar seu sucesso. Em breve você vai ter bons motivos para continbuar navegando com o www.portalubirataonline.com.br

Cleiton Kielse é recebido pelo vereador Luiz Cunha em visita a Ubiratã


O deputado estadual e candidato à reeleição, Cleiton Kielse (PMDB), esteve visitando Ubiratã na manhã do último domingo. Ele foi recebido pelo vereador Luiz Cunha, que está auxiliando no trabalho de campanha do parlamentar no município. Kielse, que na gestão do ex-prefeito Arnaldo Sucupira, foi o responsável por viabilizar muitos benefícios para Ubiratã, reafirmou seu interesse de continuar trabalhando em prol do município. O vereador Luiz Cunha destacou que o deputado tem uma folha de serviços prestados a Ubiratã e que por causa disso está tendo grande apoio. "Nós vemos o quanto Juranda e Campina da Lagoa tem recebido benefícios graças à atuação destacada do deputado Kielse. Apoiamos este deputado pela sua competência e credibilidade", destaca Luiz Cunha.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Beto Richa é recebido com festa e carreatas em 12 municípios, entre eles Ubiratã e Campina da Lagoa


Beto Richa é recebido com muito entusiasmo pelos moradores de 12
municípios das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. A população recebeu
Beto com carreata, buzinaços, fogos de artifícios e carinhosas
saudações. Onde passou, Beto recebeu o apoio de lideranças políticas,
comunitárias e empresariais das cidades. "Por onde passo, vejo nos
olhos das pessoas a vontade de mudança e a esperança de ver o Novo
Paraná. Não vou decepcionar a confiança dada por cada paranaense",
disse.
Beto esteve nos municípios de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul,
Palmital, Pitanga, Roncador, Nova Cantú, Altamira do Paraná, Campina
da Lagoa, Ubiratã, Nova Aurora, Corbélia e fechou o roteiro em Cascavel.
Em seus encontros, Beto reafirmou que será parceiro dos municípios,
tendo uma pauta municipalista. Também afirmou que vai melhorar a
infraestrutura do Estado, equipar os hospitais regionais e investir
mais na educação. "Vamos fazer o maior programa habitacional do
estado, atendendo mais de 100 mil famílias", disse Beto.
Em Ubiratã, Beto foi recebido com carreata e mais de 400 pessoas. O prefeito Fábio de Oliveira D'Alécio disse que Beto tem as melhores propostas para governar o Paraná.
Na foto a carreata realizada em Campina da Lagoa.

Datafolha aponta empate técnico entre Beto e Osmar(Veja o vídeo)

Os dois principais candidatos ao governo do estado estão, segundo o instituto Datafolha, empatados tecnicamente. A quinta pesquisa do instituto, contratada pelo Paraná TV, apresenta que Beto Richa (PSDB) tinha 44% em 10 de setembro e agora está com 45%. Osmar Dias (PDT) teve crescimento de 38% para 40%. A margem de erro na pesquisa é de três pontos para cima ou para baixo. A pesquisa ainda demonstra que o número de indecisos tem caído conforme se aproxima a data para as eleições de três de outubro. A porcentagem na última pesquisa era 15% e agora baixou para 11%. O Datafolha ouviu 1.246 mil pessoas entre segunda e terça-feira.

Bairros Vila Recife e Esperança recebem serviços públicos


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Pavimentação de Ubiratã realizou serviços de melhorias nos bairros Vila Recife e Vila Esperança. Na Rua Marechal Cândido Rondon foi feita a reforma de uma ponte. A intenção da secretaria é manter estes serviços atendendo todos os bairros. (Fonte: Site da Prefeitura. Acesse e saiba mais).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prefeitos estão “costeando o alambrado” de Osmar

A frase ficou famosa na voz de Leonel Brizola, caudilho do PDT, e expressa bem o que vem acontecendo na campanha do senador Osmar Dias ao governo do Paraná. Prefeitos que estavam indecisos ou que estavam com o tucano Beto Richa se aproximam da campanha de Osmar.
Até para que não sofram pressão – ou perseguição, no caso de prefeitos do PSDB – os nomes não são divulgados, mas o coordenador desta área da campanha osmarista, o ex-secretário Renato Adur, assegura que já passa de 250 os prefeitos que estão apoiando Osmar.
As pesquisas de opinião pública, que mostram que o quadro está virando, influenciam na decisão dos prefeitos. Mas não é esta maior motivação, segundo ele.
- O prefeito sempre procura o que é melhor para o seu município e com a certeza da vitória de Dilma Roussef à Presidência da República avaliam que o melhor para o Paraná é a eleição de um aliado. Essa soma de fatores beneficia Osmar, disse Adur, que destaca que os prefeitos dependem das ações dos governos federal e estadual.
Mas não só os prefeitos que estão aderindo à candidatura do senador Osmar Dias. Segundo Adur, a população também na medida em que toma conhecimento que Osmar é o candidato do presidente Lula no Paraná.

Fonte: Hora H News

Comitê fechado!


Enquanto a movimentação dos coordenadores da campanha de Osmar Dias em Ubiratã é intensa, no comitê da Avenida Nilza de Oliveira Pipino, antiga Mayer Móveis, o comitê instalado na Avenida Yolanda Loureiro de carvalho, ao lado da Etc e Tal, nunca abriu. Ninguém aparece para conversar com os eleitores. A foto foi tirada às 14h21 do dia 13.

Ubiratã marca presença em comício de Osmar Dias em Campo Mourão


Na noite desta quarta-feira, 15, o candidato a governador Osmar Dias, da Coligação A União faz um novo Amanhã, fez comício em Campo Mourão reunindo milhares de pessoas. Caravanas de vários municípios estiveram dando apoio aos candidatos da coligação. De Ubiratã participou uma caravana liderada pelo ex-vereador Antonio Menezes que se encontrou com Osmar Dias e Roberto Requião, candidato ao senado. Menezes coordena a campanha de Osmar em Ubiratã juntamente com o novo presidente do PDT, Vanderlei Guerra.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Contrastastes de uma mesma Ubiratã!


O que não sai no jornal, não é mostrado na TV e não se fala no rádio é o contraste de uma mesma Ubiratã, que retratamos aqui. Basta uma incursão em alguns bairros para constatar que é preciso priorizar mais ações que tornem a vida das pessoas melhor. Não podemos desmerecer nenhum investimento em nosso patrimônio, como a construção de praças, monumentos, ainda que custem "o olho da cara"; mas temos que exigir mais atenção, respeito, solidariedade. Cuidar do patrimônio público e das pessoas precisa ser de forma totalitária, sem menosprezo. O rio que corta a Vila recife está morrendo e matando ao mesmo tempo. Lixo espalhado na rua é sinal de alerta. A ponte que caiu, que deu lugar a uma passarela de tábuas, perigosa, não pode ser ignorada. Talvez, se fosse reconstruída, seria a obra mais importante para aquele povo. Hoje apresentamos este contraste, do belo, com o feio. Do bem cuidado com o desmanzelado. Que nossos governantes possam ter sensibilidade para enxergar isso e mais: agir para mudar esta realidade.

Foto 1 - Rio que corta a Vila Recife
Foto 2 - Lixo espalhado na Rua Paraná
Foto 3 - A passarela de tábuas improvisada depois que a ponte caiu

Em breve: www.portalubirataonline.com.br

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mágico Bianko faz palestras em Campo Mourão e Ubiratã


Criatividade, inovação, disposição em aprender e se atualizar, empreendedorismo, trabalho em equipe, foco no cliente e no negócio e valorização de talentos e de habilidades individuais são pré-requisitos válidos tanto para o mundo corporativo quanto para as artes. Quem garante é mágico Bianko, convidado especial do Sebrae/PR para proferir a palestra “Profissionais que dão um show!”, que acontece nesta quinta-feira, dia 16, em Campo Mourão, e sexta-feira, dia 17, em Ubiratã.
Bianko, que hoje é um dos profissionais mais requisitados para palestras-show no Brasil e no exterior, tornou-se conhecido ao dar entrevistas para programas de televisão como Domingão do Faustão, Programa do Jô, Gugu e Altas Horas, ancorado por Serginho Groisman. A palestra do mágico em Campo Mourão será no Celebra Eventos, às 19h30.
O foco da palestra, segundo o consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, Sandro Nasser de Santi, é ressaltar a necessidade de desenvolver e buscar diferenciais para se destacar no mercado e no mundo dos negócios. “Identificamos que as pessoas têm buscado isso e essa palestra é uma forma de estimular as pessoas a alcançarem este objetivo”, afirma o consultor
Bianko atua profissionalmente como mágico e humorista há 25 anos, tendo se especializado em espetáculos e palestras para a área corporativa. A partir de uma metodologia divertida e interativa, que inclui música, humor e efeitos especiais, ele demonstra que o profissional moderno não precisa fazer mágica, mas tem de dar um show.
Para isso, Bianko estabelece uma interessante analogia entre a atividade no mundo corporativo e no mundo artístico. O resultado é um despertar do público para fatores como criatividade, inovação, disposição de aprender e se atualizar, empreendedorismo, trabalho de equipe, foco no cliente e nos negócios, valorização de talentos, habilidades pessoais, dentre outros.
O sucesso das palestras de Bianko atrai a atenção de empresários de grandes empresas, que se tornam clientes do mágico, dentre as quais Banco Itaú; Petrobras; O Boticário; Bradesco; Volkswagem; Votorantim; Amanco; Vivo; Toyota; Fundação Getúlio Vargas; Ipiranga; Ambev; Pernambucanas; McDonald’s; Unimed e TIM.
De acordo com Sandro Nasser de Santi, a expectativa é receber cerca de 500 pessoas, tanto em Campo Mourão quanto em Ubiratã. Entre o público, devem estar presentes empresários, colaboradores, profissionais liberais, autônomos e estudantes.

Ubiratã

No município de Ubiratã, a palestra “Profissionais que dão um show!” será realizada na sexta-feira, dia 17, no anfiteatro do Colégio Carlos Gomes, às 21h10. Em Ubiratã, a palestra faz parte do encerramento da programação do 2º Seminário Empresarial e da 5ª Semana Pedagógica, que acontecem no período de 13 a 17 de setembro. Os eventos trazem como temas: Ética, Cidadania e Desenvolvimento.
O 2º Seminário Empresarial e a 5ª Semana Pedagógica são uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU), Sebrae/PR, Sindicato Rural, Faculdade Dom Bosco e Colégio Estadual Carlos Gomes.
Interessados podem adquirir o convite na ACEU, que fica na Rua Costa e Silva, no 1.140. A reserva de vaga é feita pelo telefone (44) 3543-1135.

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

O que já era bom vai ficar melhor ainda!

Vem aí: www.portalubirataonline.com.br

A notícia com ética, respeito e responsabilidade!

Fogo na comby!


Esta comby adaptada para carro de lanche foi incendida na madrugada do último sábado. O veículo fica estacionado na Avenida João Pipino. O fogo destruiu o estofamento. Os vidros também foram quebrados. (Foto: Portal Ubiratã). EM BREVE: www.portalubirataonline.com.br

Polícia registra incêndio em área agrícola



Na tarde desta segunda-feira, 13, a Polícia Militar de Ubiratã foi acionada a comparecer próximo à Avenida João Medeiros onde havia ocorrido um incêndio em uma área agrícola. O fogo consumiu grande parte da área de palhada e ainda acabou atingindo uma área de pastagem. Ninguém ficou ferido. (Fotos: Portal Ubiratã) Ao reproduzir, favor citar a fonte.

Acidente envolve caminhão e carro

A Polícia Rodoviária de Ubiratã registrou um acidente do tipo colisão traseira na rodovia PR 472. Foi nesta segunda-feira, 13, por volta das 11h. Se envolveram um caminhão Ford F 250, placas de Juranda, dirigido por Manassés Fabrício dos Santos, de 46 anos e um Fiat Uno, placas de Goioerê, dirigido por Mamoru Adati, de 58 anos. Os motoristas não se feriram.

domingo, 12 de setembro de 2010

Governo do Estado entrega 30 moradias em Campina da Lagoa


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno, entregou neste sábado (11) o Conjunto Residencial Boa Vista, com 30 casas, na cidade de Campina da Lagoa, na região Centro Oeste do Estado. As novas moradias, que receberam investimentos de R$ 800 mil, vão beneficiar famílias que ganham entre dois e cinco salários mínimos, na modalidade chamada hipoteca.
Para Moreno, a entrega significa a esperança de um futuro melhor para as famílias que passam a ser donas de suas casas. “Com o dinheiro que vão deixar de pagar de aluguel, estas pessoas podem investir na educação de seus filhos e garantir um futuro promissor”.
Ele pediu para que os mutuários cuidem da casa nova. “Zelem pelo bem que agora é de vocês. Com esta casa todos podem proporcionar uma vida mais digna às famílias, portanto, cuidem com carinho e melhorem a cada dia”.
Para a prefeita de Campina da Lagoa, Célia de Paula, a entrega das casas é especial porque é um momento muito aguardado por todos. “Conquistar a casa própria é um sonho e hoje está se tornando realidade para mais 30 famílias da nossa cidade. Espero dar continuidade a esta parceria que temos com a Cohapar para melhorar ainda mais o nosso município”.
Paulo Marinho, gerente de habitação da Caixa Econômica Federal e representante da superintendência Noroeste, disse que a missão da Caixa é promover a cidadania e que a Cohapar é uma parceira importante. “Melhor do que entregar estas casas é saber que são moradias de muita qualidade e que vão melhorar a saúde, a auto-estima e a qualidade de vida em geral, é uma satisfação”, afirmou.
Durante a entrega, o presidente da Cohapar anunciou uma nova parceria para a construção de mais 28 unidades habitacionais na cidade. “A prefeita já doou o terreno para a companhia, o projeto está pronto e será encaminhado para aprovação da Caixa. Queremos atender o máximo de famílias que pudermos”, afirmou.

VIDA NOVA – A presidente da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Boa Vista, Maria Goreti Scarabelot de Sousa, paga aluguel de R$ 510 e conta que não vê a hora de mudar para sua casa. “É um sonho que realizamos hoje, nem consigo descrever minha felicidade”.
Maria Goreti acredita que agora ela e o marido poderão investir mais na educação da filha de nove anos. “Sempre pensamos em proporcionar a ela um futuro promissor e só através da educação é que ela poderá conquistar muito sucesso”.
O casal já tem muitos planos para a casa nova. “Em um dos cômodos vamos montar uma biblioteca e pensamos em ampliar no futuro. Estou pensando em cada detalhe da casa, vai ficar linda, do jeito que sempre sonhamos”, disse Goreti.
Robson da Silva Quevedo foi o primeiro a mudar para a casa nova, logo após a entrega das chaves. “Colocamos o piso e limpamos tudo para mudar hoje mesmo. Eu e minha esposa não queremos esperar nem mais um dia para morar na nossa casa, é um momento muito esperado”, disse.
“Vamos fazer um jardim bem bonito e uma edícula, que sempre foi o nosso sonho. Quero cuidar com muito carinho, pois esta oportunidade é única, só temos que agradecer ao governo do Paraná que nos deu esta chance de sermos mais felizes”.
A casa de Alexandra Campos e Walter Roberto Trindade foi escolhida para ser inaugurada simbolicamente com o descerramento de uma fita. “Fiquei muito contente por minha casa ter sido escolhida. Hoje é o dia mais feliz das nossas vidas, não temos palavras para descrever essa emoção”, disse Alexandra.
“Vamos mudar hoje mesmo, não quero ficar nem mais um dia na casa de aluguel. O melhor de tudo é que a prestação da casa própria vai ser mais barata que o valor que pagamos pelo aluguel e ainda seremos muito mais felizes”, completou Walter.

Beto Richa participa da Comcamfest em Goioerê


Os candidatos a deputado do PPS da região de Campo Mourão, Douglas Fabrício (estadual) e Rubens Bueno (federal) recepcionaram o candidato a governador Beto Richa, neste domingo, em Goioerê. Eles participaram da Comcamfest, evento que reúne todos os pratos típicos da região.
Após visitar todas as barracas, Beto, Rubens e Douglas almoçaram na barraca de Farol, a convite da prefeita Dina Cardoso, onde saborearam o “pernil à pururuca”.
“A região de Campo Mourão é a que mais tem pratos típicos no Estado e essa festa foi uma feliz ideia para divulgação da região”, destacou o deputado Douglas. Para Rubens Bueno, a valorização da gastronomia regional é também uma forma de difundir cultura.

sábado, 11 de setembro de 2010

Vereador Luiz Cunha recebe lideranças do PTB


Na tarde de sábado, 11, o vereador Luiz Cunha, recebeu a visita de Angelo Manfrinato (Fão), que é filho de Dirceu Manfrinato, ex-deputado estadual e candidato a deputado federal pelo PTB. Ele estava acompanhado de Pedro Rodrigues Batista. Os dois são coordenadores da campanha de Osmar Dias na região de Cianorte. No encontro Fão expôs o projeto que seu pai defende buscando uma vaga na Câmara dos Deputados. Angelo destacou que a liderança exercida pelo vereador Luiz Cunha é importante na cidade. Ele buscou consolidar apoio à candidatura de Osmar Dias e de seu pai na região.

Polícia Rodoviária Federal registra acidente na BR-369



A Polícia Rodoviária Federal registrou na manhâ deste sábado, 11, na BR 369, próximo ao Matadouro Municipal, em Ubiratã, um capotamento de um GM Astra, com placas de Ubiratã. O motorista e uma passageira não se feriram com gravidade apesar da violência do acidente. Após capotar o carro caiu na canaleta. (Fotos: Portal Ubiratã)

Coordenação da Campanha de Beto Richa faz propaganda irregular em Ubiratã


Contrariando e desrespeitando a Legislação Eleitoral, a coordenação da campanha do candidato a governador Beto Richa está afixando propaganda em local proibido em Ubiratã. Banners do candidato estão afixados em postes de iluminação pública no calçadão da cidade.
A legislação diz o seguinte neste aspecto: "É proibida em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. O mesmo vale para prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, tapumes de obras e prédios públicos, árvores e jardins em áreas públicas, além de locais de acesso da população em geral, como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, escolas, faculdades, hotéis, ainda que de propriedade privada."
A Justiça Eleitoral de Ubiratã deve tomar providência se for acionada.

Datafolha aponta empate técnico entre Osmar e Beto

A 23 dias das eleições, o candidato da coligação “A união faz um novo amanhã”, Osmar Dias, encosta em seu principal adversário, Beto Richa, que vinha liderando as pesquisas até recentemente. Pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira pela Rede Paranaense de Televisão, mostra um empate técnico entre os dois candidatos. Considerando a margem de erro, Osmar e Beto podem ter 41% das intenções de votos. O Datafolha mostra Beto com 44% (caiu 3 pontos desde a última pesquisa) e Osmar com 38% (tinha 34% na última pesquisa). Beto, inclusive, volta quase ao mesmo patamar (43%) quando o Datafolha começou a pesquisar a corrida eleitoral no Paraná. Saiba mais: Hora H News

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ENQUETE: 73,15% consideram administração ruim

A enquete do Portal Ubiratã, que busca saber a opinião dos internautas sobre a administração municipal de Ubiratã, já computou 149 votos até a tarde desta sexta-feira, 10. 73,15% dos votos (109) consideram a administração municipal ruim e 15,44% como ótima. Há também 3,36% que consideram boa e 6,04% regular. Nossa enquete vai ser encerrada no final do mês de outubro. Vote!

ELEIÇÕES: cai diferença entre Beto Richa e Osmar Dias (VEJA O VÍDEO)

Incêndio consome supermercado na cidade de Toledo


Um incêndio de grandes proporções aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (9), no centro da cidade de Toledo. O incêndio destruiu praticamente todas as instalações do Super Muffato, localizado na Avenida Parigot de Souza. Trata-se de um dos maiores supermercados da cidade.
As informações são de que o fogo teria iniciado por volta das 17h30 num depósito do supermercado, onde teria ocorrido uma explosão. As chamas rapidamente se alastraram para todo o prédio. O fogo também teria atingido um restaurante e uma casa lotérica.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Toledo trabalharam para conter as chamas, que consumiram cerca de 90% do prédio. Foram chamados ainda dois caminhões do Corpo de Bombeiros de Cascavel para dar apoio no combate às chamas, num total de seis viaturas. O incêndio foi controlado por volta das 18h40.
No Twitter, a assessoria do Super Muffato informa que não houve feridos e que todas as pessoas foram retiradas do prédio a tempo. A empresa também agradece o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal no combate ao incêndio. Também informa que tão logo sejam contabilizados os prejuízos, a Rede Muffato deve reconstruir o supermercado. No Twitter, a assessoria do Super Muffato informa que não houve feridos e que todas as pessoas foram retiradas do prédio a tempo. A empresa também agradece o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal no combate ao incêndio. Também informa que tão logo sejam contabilizados os prejuízos, a Rede Muffato deve reconstruir o supermercado.

Douglas recebe apoio do técnico do Corinthians


O deputado estadual Douglas Fabrício recebeu o apoio do técnico do Corinthians, Adilson Batista, nesta quarta-feira (8) em Curitiba. O treinador do Corinthians lembrou da postura séria e da importância de eleger um deputado como Douglas para o Paraná. Na foto, Adílson aparece segurando a revista do deputado Douglas.
“Douglas é um grande amigo, joga conosco nas peladas de quinta. Desejo-lhe sorte, pode contar com esse parceiro, grande abraço!”, disse Adílson.
O Corinthians estava na capital para enfrentar o Atlético Paranaense na Arena da Baixada pelo Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado em 1 x 1.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Apoio de Dilma e Lula a Osmar Dias repercute no Paraná

Veja o vídeo em que o presidente Lula mostra seu apoio a Osmar Dias, durante comício em Foz do Iguaçu. Dilma também fala do candidato paranaense. Osmar se emociona.

Inaugurada nova Praça Vereador Horácio José Ribeiro


No último sábado, 4, foi inaugurada a remodelação da Praça Vereador Horácio José Ribeiro, que teve investimentos de R$ 1,5 milhão. O público foi atraído para o local com sorteio de vários prêmios e também foram realizadas apresentações culturais no novo espaço da comunidade. O descerramento da placa inaugural foi feito pelo prefeito Fábio D´Alécio; vice-prefeito Orlando Vieira Filho e pelo presidente da Câmara Municipal, Haroldo Fernandes Duarte. Um show com a Banda Aquarius também foi realizado. (Foto: Assessoria de Imprensa)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Formada a 3ª Turma do Empretec em Ubiratã


Foi realizado em Ubiratã o Treinamento Empretec, uma iniciativa da ACEU através do Sebrae-PR. O treinamento desenvolvido pela Organização das Nações Unidas – ONU e ministrado no Brasil pelo SEBRAE, pode despertar e desenvolver o empreendedorismo. O evento estimulou os participantes a adotarem dez características comportamentais que podem fazer a diferença nos negócios.
O Seminário Empretec foi realizado no período de 30 de agosto a 04 de setembro, das 08h00 às 18h00, com carga horária de 60 horas, na ACEU. Segundo dados estudados pelo IBGE, GEM e IBQP, entre outras vantagens, o empresário que participa do Empretec afasta de forma significativa o perigo de quebra dos seus negócios, e geralmente tem aumento de faturamento após o curso.
O Seminário em Ubiratã teve como facilitadores do SEBRAE/Pr: Adilson dos Santos, Carlos Guedes e Luciana Negrão e formou 21 empretecos. São eles: Antônio "Paulo" Gomes Santos (Jornal O Correio); Bruno Omori Morita (Drogaria Moritafarma); Carla Siqueira Florão (Florão Vet); Claudia Leite (Restaurante Cilico); Cleonice Sekine (Produtos Sekine); Danielli de Melo Araujo (Livraria Acadêmica); Elaine M. Rohr (Casa do Pecuarista); Evaldo Moscardi Peres (MR. Link Infirmática); Fabio Augusto Celestino (Ubiratã Online); Fernanda Reigota (Sebrae/PR); Izabel Akemi Ueda; Karina Martins (Prefeitura Municipal); Laiz Calcinoni Trentine; Leandro Cardoso Piva (Senai/PR); Luiz Henrique da Silva; Marcilio de Oliveira Matos (Molduras Mercosul); Paula Fernandes da Silva (Multi Tecidos); Rogério de Campos Souza (Sebrae/PR); Sergio de Andrade Soares (Loja das Fabricas); Sergio Luis Bosio e Valdete Izidro de Lima (Genial Moveis). (Fonte: ACEU. Acesse o site para mais informações)

Ubiratanenses produzem vídeo para o Pânico na TV (Assista)

domingo, 5 de setembro de 2010

Revelado o mistério dos espíritos.


Esta foto, tirada depois de um acidente, em que morreram duas mulheres, chamou a atenção de muitos leitores. Alguns acreditam que o que aparece no fundo da imagem, seriam espíritos de duas pessoas de mãos dadas. Embora intrigante, muitos acreditam que se trata apenas de ilusão de ótica. (Imagem reproduzida do site GOIONEWS. Acesse e saiba mais).

Homem é morto a tiros no Distrito de Yolanda

Por volta das 19h20 de sábado,4, a equipe da Policia Militar de Ubiratã foi acionada para realizar deslocamento até o Distrito de Yolanda, mais precisamente na Rua Mato Grosso, em frente à Associação de Desenvolvimento Comunitário da localidade. A solicitante J.R. disse que seu ex-marido, V.P.S teria efetuado disparos de arma de fogo no local e seu amásio estaria desaparecido. De imediato foi realizado um deslocamento até o local, sendo que os policiais militares constataram que havia ocorrido luta corporal no interior da cozinha, danificando grande parte dos móveis. Foi realizada uma vistoria minuciosa nos acessos para o interior da casa, sendo verificada grande quantidade de sangue na porta da cozinha, e próximo às poças de sangue foi encontrado um projétil de arma de fogo com a ponta serrada. Após uma breve procura nas proximidades da residência foi encontrado já em óbito o corpo da pessoa de Leonardo Campos, com perfuração de arma de fogo na altura do peito. No interior casa foi encontrado ainda mais um projétil de arma de fogo que atingiu o armário e caiu ao chão. Diante do exposto foi acionada a Policia Civil acerca dos procedimentos cabíveis quanto ao crime e também a funerária local para realizar o encaminhamento do corpo ao IML de Campo Mourão. O autor dos disparos evadiu-se do local embarcando em um veículo de cor escura, tomando rumo ignorado. Foram feitas diligências e buscas em todo o Distrito de Yolanda e também em diversos bairros de Ubiratã, contudo não se logrou êxito na captura no infrator.

sábado, 4 de setembro de 2010

Gustavo Fruet e Alvaro Dias cumprem agenda


O candidato a senador pelo PSDB, Gustavo Fruet e o senador Alvaro Dias, estiveram em Campo Mourão nesta sexta-feira. Juntamente com o deputado estadual Douglas Fabricio (candidato À reeleição) Rubens Bueno (candidato a deputado federal), participaram de um grande evento político organizado pela coordenação regional da campanha de Beto Richa ao governo do Estado.
No evento, que reuniu centenas de lideranças políticas locais e regionais, Douglas e Rubens divulgaram suas propostas e pediram apoio para a chapa completa de candidatos. “No meu material de campanha divulgo a chapa completa de candidatos, não tenho nada a esconder nem me envergonhar”, disse Douglas.
Ao pedir apoio à candidatura de José Serra, Rubens Bueno justificou: “o Serra eu conheço, sei de sua capacidade e de seu histórico como gestor. A outra candidata não sei quem é”, sentenciou. O senador Alvaro Dias reforçou sua postura de oposição ao governo federal e como os demais pediu apoio para Gustavo Fruet.
O candidato ao Senado assumiu o compromisso de bem representar os interesses do Estado em Brasília, pautado na ética e no comprometimento com a causa pública. Ainda em Campo Mourão, os candidatos visitaram a diretoria da Coamo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PRF apreende agrotóxicos escondidos em carreta em Ubiratã

Na noite desta quarta-feira (01) uma equipe de policiais da PRF do posto de Ubiratã realizaram uma grande apreensão de agrotóxicos.
Durante uma abordagem de rotina em frente ao posto, na BR 369, os policiais pararam uma carreta com placas ABV 2143 de Medianeira. Ao vistoriar o interior da cabine e a caixa de ferramentas, a equipe encontrou várias embalagens do produto, que ultrapassou 300 quilos.
O condutor Elemar Bonmann, 38 anos disse aos policiais, que levaria a mercadoria de Medianeira até Cristalina/GO.
A carreta estava carregada de pallets de plástico de polipropileno. O homem foi preso em flagrante e juntamente com a carreta e o produto foi trazido ao posto de Cascavel, e depois à Delegacia da Polícia Federal. (Fonte: CGN)

Ubiratã recebe o Empretec


Identificar o potencial empreendedor, estimulando o surgimento de iniciativas empreendedoras e novas fontes de criação de empresas, aprimorando as características pessoais do empreendedor, reforçando os pontos fortes e estimulando a melhoria dos pontos fracos de cada indivíduo. Estes são os objetivos do Empretec, que está sendo desenvolvido em Ubiratã, numa iniciativa do Sebrae e Associação Comercial e Empresarial (ACEU).
A abertura do seminário contou com a presença do presidente da ACEU, Haroldo Medeiros do Nascimento, que destacou a importância do Empretec para o desenvolvimento dos empreendedores e, consequentemente do município. Esteve presente também Sandro Nasser Santi, consultor e responsável pelo Escritório do Sebrae/PR em Campo Mourão que enfatizou todas as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Sebrae em Ubiratã viabilizadas através da instalação do Ponto de Atendimento.
O Empretec conta com a participação de 22 empreendedores e está sendo ministrado pelos facilitadores: Carlos Guedes (Sebrae Cascavel/PR), Luciana Negrão (Sebrae Londrina/PR) e Adilson dos Santos (Sebrae Curitiba/PR). O seminário terá duração de 06 dias, em que permitirá ao participante descobrir e explorar seu potencial para a livre-iniciativa por meio do domínio de ferramentas de gestão de pessoas, além de desenvolver a liderança e o comportamento empreendedor. (Fonte: site da ACEU)

Prefeito é preso acusado de fraude em licitações no MS

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (1), em Dourados (MS), 28 pessoas suspeitas de práticas de fraude à licitação, corrupção ativa e formação de quadrilha, entre elas o prefeito da cidade, nove vereadores e cinco secretários municipais. As assessorias de imprensa da prefeitura e da Câmara informaram que irão divulgar uma nota após tomarem conhecimento dos motivos das prisões.
A assessoria da Câmara dos Vereadores afirmou que irá aguardar os rumos da investigação para tomar as providências cabíveis. Dos 12 vereadores da cidade, nove estão entre os presos. Além disso, outros dois foram convocados para prestar depoimento da PF. Ainda segundo a assessoria, nenhum outro funcionário da Câmara foi preso. O procurador jurídico da câmara, Ailton Stropa foi até a Polícia Federal para acompanhar e analisar o caso. “Todos [vereadores] com quem conversei negaram as acusações”, afirma o procurador. Ele prestou um “atendimento emergencial”, agora cada preso deve ser atendido por advogados.
A PF afirma que as investigações começaram em maio e que, ao todo, cumpre 29 mandados de prisão temporária e 38 conduções coercitivas (para prestar depoimento) na chamada Operação Uragano. A PF informou que foram encontrados cerca de R$ 150 mil reais em espécie na casa do prefeito.
As prisões são temporárias com duração de cinco dias e pode ser prorrogadas para mais cinco dias. Cerca de 200 policiais federais participaram da operação. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e pela 1ª Vara Criminal de Dourados. De acordo com a PF, as fraudes consistem no direcionamento de licitações por meio de corrupção de servidores públicos e agentes políticos.
"Os acordos fechados com as empresas escolhidas ilicitamente rendiam 10% do valor do contrato. Os valores arrecadados serviam para o pagamento de diversos vereadores de Dourados (da situação e da oposição), para caixa de campanha e compra de bens pessoais do prefeito", informou a polícia em nota. (Fonte: G1)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Policiais Rodoviários Federais morrem em acidente na BR 277


Na manhã desta quarta-feira (1º) um grave acidente na rodovia BR 277, nas proximidades do km 616, em Santa Tereza do Oeste vitimou dois policiais rodoviários federais. A viatura bateu de frente e um Fiat Linea.

Veja a notícia e assista ao vídeo. (CGN Notícias)