domingo, 31 de julho de 2011

“Vaca Atolada” reúne lideranças em Boa Esperança

Os deputados do PPS, Douglas Fabricio (estadual) e Rubens Bueno (federal) participaram neste domingo (31), em Boa Esperança, da festa do prato típico do município, a “Vaca Atolada”. 
“Boa Esperança, sob a administração do prefeito Claudio Gotardo, está de parabéns pela organização dessa festa, que se tornou tradicional na nossa região e é tão famosa que os convites se esgotam com antecedência”, disse o deputado Douglas, que nesta semana prestou contas nos municípios da Comcam.
O deputado federal Rubens Bueno também enalteceu a organização e recepção. “É gratificante prestigiar essa festa, rever os amigos e apoiar um evento como esse, que leva o nome de Boa Esperança até para outros estados”, enfatizou.
O prefeito Cláudio Gotardo agradeceu a presença dos dois deputados, que representam a região nos legislativos estadual e federal. “É uma honra receber o Douglas e o Rubens, que tão dignamente trabalham politicamente pela nossa região”.
O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D´Alécio, também prestigiou o evento.  



Entidade municipalista do Nordeste de SC inspira novo departamento da Amop

A bem sucedida experiência da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) servirá de exemplo ao novo Departamento de Planejamento e Projetos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Em visita à Amunesc durante esta semana, o prefeito de Toledo e primeiro vice-presidente da Amop, José Carlos Schiavinato, acompanhado do secretário executivo Vinicius Almeida dos Santos, conheceram a instituição sediada em Joinville e de lá tiraram informações que serão úteis ao Oeste paranaense. A Amunesc possui um bem equipado departamento de projetos que tem fundamental valia aos nove municípios associados. O corpo de profissionais é composto por engenheiros, arquitetos e técnicos. Eles produzem projetos nas mais diversas áreas, como unidades de saúde, escolas, praças, pavimentação e outras. Os profissionais acompanham a evolução da obra de seu início ao fim e contribuem principalmente para a solução de problemas estruturais vivenciados pelos municípios de menor porte.

sábado, 30 de julho de 2011

LUIZ HENRIQUE & CASSIANO CD repaginado traz duas novas músicas

Ladrão de beijo e Quero amar são as novas composições que fazem parte do segundo CD repaginado da dupla Luiz Henrique & Cassiano, que estará sendo lançado nos próximos dias em Cascavel simultaneamente com 70 emissoras de rádio do Paraná, Santa Catarina e Rondônia.
Os sertanejos universitários que surgiram em Cascavel estão conquistando o público brasileiro com simpatia e talento: neste CD, eles também apresentam antigos sucessos como Vamos pra balada, Sol e temporal e Quem chora agora, entre outros.
As novas músicas foram compostas há cerca de quatro meses e são de autoria de Cassiano em parceria com o produtor Israel Almeida. A ideia é mesclar as duas vozes: a grave de Luiz Henrique e a primeira voz de Cassiano, o que permite um dueto harmônico que se prolonga durante todas as melodias, que foram gravadas ao vivo.
O terceiro CD está programado para meados de novembro e a turnê de 2012 deve se basear neste novo trabalho. Eles acabaram de tocar na Expo-Juranda para sete mil pessoas e fizeram vários shows também no Norte do Paraná. Os sucessos da dupla podem ser acessados pelo site www.luizhenriqueecassiano.com.br e em seus respectivos endereços no Twitter e Facebook.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Centro para a comercialização de produtos rurais será inaugurado em Campo Mourão

Procedência e qualidade são alguns dos ingredientes que, combinados, resultam em receita de saúde para consumidores cada vez mais exigentes, especialmente quando o assunto é alimentação. Em Campo Mourão, noroeste do Paraná, produtores rurais que participam do Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) inovam ao inaugurar, no próximo dia 5 de agosto, o Centro de Comercialização de Produtos Rurais.
A cerimônia de inauguração do novo espaço, que também recebe o nome de Empório Sabores da COMCAM, acontece às 11h30, em frente ao Mercadão Municipal, que fica na Avenida Goioerê, 699. O evento é aberto ao público e contará com a presença de prefeitos da região, representantes de entidades apoiadoras e produtores rurais. No mesmo dia e local, também será iniciada a Feira da Agroindústria de Campo Mourão, que segue até o dia 6 de agosto.
O objetivo da criação do ponto de venda, instalado no Mercadão Municipal, é dar visibilidade aos produtos das pequenas propriedades rurais, garantindo uma nova opção de compra para os moradores do município e região. “A possibilidade de agradar os consumidores mais exigentes, por oferecer produtos de qualidade e diretamente do campo, anima os produtores”, ressalta o consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, Carlos Alberto Facco.
Mostra disso é que o Centro de Comercialização de Produtos Rurais ainda vai ser inaugurado e mais de 30 produtores envolvidos já demonstram motivação para a prática agroindustrial, agregando valor às matérias-primas. “Esperamos que o trabalho renda bons resultados por meio do aumento da qualidade e da diversidade de alimentos, com doces, embutidos, pães, frutas, verduras, biscoitos e outros”, comenta Carlos Facco.
A criação de um ponto fixo para a comercialização dos produtos também deve otimizar o tempo que antes era perdido, vendendo de porta em porta, e reduz as perdas que ocorriam com a montagem de feiras de rua, principalmente em dias de chuva.
“Agora, por termos um espaço aconchegante e com variedade de produtos, poderemos focar mais na qualidade da produção. Dessa forma, esperamos que o Centro de Comercialização conquiste mercado e sirva de espelho para outros municípios que também apoiam a agroindústria familiar”, comenta a produtora Oziani Viomar, que coordenará o funcionamento do espaço.
Parceria
Fruto do trabalho das Prefeituras de Campo Mourão, Mamborê, Campina da Lagoa, Juranda, Ubiratã e Sindicato Rural de Campo Mourão, a iniciativa também conta com o apoio do Sebrae/PR e da Tecnocampo. Além do Centro de Comercialização, o consultor do Sebrae/PR informa que o trabalho em conjunto também tem viabilizado a estruturação da cooperativa de Ubiratã, que contempla o grupo de produtores da região.
“A união de esforços fomenta o fortalecimento e desenvolvimento do setor, mas tais resultados só são possíveis quando poder público e entidades se dispõe a apoiar, e quando agricultores se comprometem com o trabalho”, enfatiza Carlos Facco.
Em todo o processo de desenvolvimento, o Sebrae/PR tem contribuído significativamente por meio de capacitações, treinamentos e orientações, voltados para a melhoria dos produtos e para a qualificação profissional. A entidade também organiza a formação do grupo de produtores que administra o Centro de Comercialização.
Para os interessados em conhecer o Centro de Comercialização, vale lembrar que o estabelecimento vai funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. Mais informações sobre o evento de inauguração e sobre o novo espaço podem ser obtidas no Sebrae/PR em Campo Mourão, localizado na Rua Santa Cruz, 1.085, Centro, telefone (44) 3523-2500.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No  Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.  

Obras na infraestrutura ajudam Ubiratã a se tornar micropólo regional de desenvolvimento

Em janeiro desse ano o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, concedeu entrevista onde destacava que uma de suas metas de trabalho para 2011 seria priorizar a infraestrutura do município. “Temos que dar condições para que os agricultores, avicultores, comerciantes e demais empresários possam promover o desenvolvimento de Ubiratã. São eles que podem gerar empregos e fazer com que o ubiratanense tenha uma vida melhor”, disse D’Alécio na época.
Ao chegarmos praticamente no final do mês de julho pode-se facilmente perceber que a infraestrutura foi realmente um dos setores priorizados, pois em todos os cantos da cidade e da zona rural é perceptível a grande quantidade de obras concluídas ou em andamento. São essas obras que dão suporte para que Ubiratã se consolide cada vez mais como micropólo regional de desenvolvimento e passe a ser visto com melhores olhos pelos investidores interessados em implantar seus negócios nos municípios em franco desenvolvimento.
Nessa semana destacamos os trabalhos em execução na Avenida Nilza de Oliveira Pipino. No trecho entre as ruas Pedro de Oliveira e Pedro Leopoldo Beckhauser estão sendo realizados os trabalhos de revitalização e ampliação do calçadão. “O calçadão é um dos cartões postais de nosso município e queremos que o visitante quando chegar em nossa cidade tenha uma boa impressão do nosso comércio e seja lá fora um propagador da evolução de Ubiratã”, destacou o prefeito Fábio D’Alécio. (Fonte: Assessoria de Imprensa)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lideranças convidam governador para a Comcam Fest

O deputado estadual Douglas Fabricio, juntamente com o presidente do Ipaguas, Marcio Nunes e o presidente da Comcam, Fábio D´Alécio, estiveram com o governador Beto Richa, nesta terça-feira (26), em Curitiba. Eles convidaram o governador para participar da Comcam Fest, que será realizada em setembro, no município de Ubiratã.
“Será uma honra contar com o governador nesse evento onde serão reunidos os pratos típicos da região em uma só festa”, enfatizou o deputado, ao lembrar que a festa valoriza o potencial turístico, econômico e cultural da região.
Segundo o prefeito D’Alécio, responsável pela organização, o objetivo é divulgar a gastronomia regional. “Cada município participará com 200 pratos de suas iguarias”, destaca o prefeito, salientando que a Comcam Fest terá ainda show musical e exposição de artesanato regional.

Prefeitos destacam atuação de Douglas Fabrício

Os prefeitos da Comunidade dos Municípios de Campo Mourão (Comcam) que estiveram nesta terça-feira (26) em Curitiba para assinar convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) elogiaram a atuação do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) em defesa da região. Para eles, o empenho do deputado foi fundamental, por exemplo, para que o governo incluísse as cidades nos programas de Recuperação Asfáltica.
O Douglas está lutando pela nossa gente e tem usando o mandato para tornar a Comcam uma força, para que todos os 25 municípios da região tenham voz dentro do governo”, disse o prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, Fábio D´Alécio.
A Sedu vai destinar R$ 3.061.700,00 para obras de recape asfáltico de 12 cidades da Comcam. Serão beneficiados Araruna, Boa Esperança, Farol, Janiópolis, Nova Cantu, Quinta do Sol, Roncador, Ubiratã, Mamborê, Peabiru, Rancho Alegre do Oeste, Terra Boa, Moreira Sales e Campina da Lagoa. Esses recursos integram os mais de R$ 34,3 milhões que o Governo do Paraná vai destinar a 177 municípios.
A prefeitura de Boa Esperança, por exemplo, vai receber R$ 200 mil. Segundo o prefeito Cláudio Gotardo, os recursos vão permitir a recuperação da maioria das ruas.  “O Douglas tem sido um grande parceiro. Estes repasse tinha sido prometido pelo governo passado, mas não foi liberado. O Douglas conseguiu recuperá-lo”, explicou.
O programa beneficia, prioritariamente, municípios com menos de 100 mil habitantes com recursos a fundo perdido, podendo ou não ter contrapartida das prefeituras. Em média, os municípios beneficiados recebem entre R$ 180 mil a R$ 220 mil.
O prefeito de Araruna, Carlos Bonato, explica que em 2009 o então governador Roberto Requião havia se comprometido em liberar R$ 240 mil para  a cidade. Mas os recursos não chegaram. “Naquela época o Douglas era oposição e o Requião perseguia os prefeitos que o apoiavam. Agora tenho certeza que ele vai conseguir muitas obras para as prefeituras”, disse.  
Em Quinta do Sol serão recuperados a entrada da cidade, a região central e a principal praça da cidade. “Só posso agradecer ao Douglas. Nossa cidade vai ficar mais bonita e a população terá mais conforto”, garante.
Dina Cardoso, prefeita de Farol, explica que vai conseguir recapear cerca de 70% das ruas. “Hoje eu não teria R$ 200 mil para fazer estas obras. Então eu tenho que agradecer a atuação do deputado Douglas e do nosso governador”, afirmou.  

Beto Richa libera R$ 34,3 milhões para recapear ruas de 177 municípios, entre eles Ubiratã

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (26) o repasse de R$ 34.360.693,00 para obras de infraestrutura e recuperação da malha viária de 177 municípios do Paraná, entre eles Ubiratã. Os recursos, a fundo perdido, fazem parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap) e vão possibilitar o recapeamento de aproximadamente 2,3 milhões de metros quadrados. O total repassado este ano para obras de recuperação asfáltica soma R$ 48,8 milhões, que beneficiaram 245 municípios.
Os convênios com os prefeitos foram assinados no auditório do Canal da Música, em Curitiba, com a participação do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Em nossa caminhada pelo Estado ouvimos que algumas das principais necessidades das nossas cidades estão na área de infraestrutura. São problemas em muitos casos agravados pelas fortes chuvas que comprometeram o pavimento de ruas e avenidas. Temos o compromisso de garantir investimentos para dar melhores condições de vida para nossa população”, disse o governador.
As obras de recuperação asfáltica beneficiarão mais de quatro milhões de pessoas e serão executadas com contrapartida das prefeituras. Receberam prioridade os municípios que necessitam de medidas emergenciais e os que têm menos de 100 mil habitantes. Em média, as cidades receberão entre R$ 174 mil e R$ 340 mil. As prefeituras têm até 15 dias para encaminhar os projetos para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) analisar.
Richa destacou o compromisso de fazer um Estado democrático e preocupado com as causas municipalistas. Ele disse ainda que não haverá retaliações contra prefeitos que não o apoiaram nas eleições de 2010. “A população não tem culpa de opções e decisões partidárias. No nosso governo todos serão alcançados pelas políticas públicas do governo estadual. E assim, vamos conseguir juntos construir o Paraná que sonhamos”, disse Richa.
Cezar Silvestri, secretário do Desenvolvimento Urbano, explica que os primeiros repasses deste ano foram destinados a municípios com os quais o governo passado assinou convênios do Recap sem previsão orçamentária, além de liberar recursos do programa durante o período eleitoral, o que é ilegal. “As cidades estavam preparadas para começar as obras, mas não receberam os recursos prometidos. Seguindo ordem do governador, repassamos cerca de R$ 15 milhões para executar as obras em cerca de 70 municípios que foram prejudicados pelas irregularidades do governo anterior”, disse o Silvestre. Estas obras tiveram seus projetos aprovados e já estão em andamento.
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; o primeiro secretário, deputado Plauto Miro; o líder do governo na casa, deputado Ademar Traiano, vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais também prestigiaram o evento. (Fonte: Agência Estadual)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prefeitos discutem implantação do SAMU

Prefeitos da COMCAM estão reunidos desde a manhã de hoje para discutir a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, Fabio D’Alécio, as ambulâncias já estão disponíveis e o prazo para a implantação do serviço termina em dezembro.
“O SAMU é um sistema de atendimento de urgências, que foi criado pelo governo federal e está sendo implantado gradativamente em todo o Brasil. Agora chegou a hora da nossa região, para que isso aconteça nós temos que nos organizar, nós prefeitos da Comcam e de regiões vizinhas, para que a gente consiga dentro de um novo consórcio, dentro de uma nova estrutura, atender casos de urgência e emergência na região”, explicou o prefeito.
Para o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, o sistema de atendimento de urgência é importante, porém é preciso avaliar os custos da implantação do mesmo. “O SAMU é uma coisa importante, precisamos ampliar e melhorar, mas ao mesmo tempo eu vejo assim: os municípios não conseguem ajudar a Santa Casa e agora vamos ter que ter um coeficiente aí por número de habitantes para bancar esse empreendimento. É preciso pensar, ver qual será o custo e se está dentro das possibilidades do município” avaliou Tureck. (Fonte: Tribuna do Interior)

PRF apreende 78 kg de maconha escondidos no parachoque de carro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 78 quilos de maconha na madrugada desta sexta-feira (22), na BR 369, em Ubiratã.
A droga foi encontrada escondida nos parachoques do veículo Omega, de Londrina. Um casal foi preso. De acordo com a PRF, o entorpecente vinha de Foz do Iguaçu e seria entregue em Londrina.
Os traficantes dividiram a maconha em 137 tabletes, preparada para ser transportada em compartimento do carro. A apreensão e os presos foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Ubiratã. (Fonte: CGN Cascavel)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeitos discutem nesta sexta criação de novo departamento

A criação do novo Departamento de Planejamento e Projetos é parte da pauta de reunião dos prefeitos e prefeitas que pertencem à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) agendada para esta sexta-feira (22/7), a partir das 9h30, na sede da entidade municipalista em Cascavel.
Essa será a primeira reunião sob o comando da nova diretoria eleita para o período 2011/2012 tendo à frente o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana. A intenção do novo departamento é colaborar principalmente com prefeituras de pequeno e médio portes que sofrem com a deficiência para encontrar esse tipo de profissional no mercado.
Além dessa pauta, outros temas serão discutidos, relata Eliezer, como apresentação dos novos diretores de departamentos da Amop e lançamento do 6º Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), além de assuntos referentes à pauta municipalista.
O pró-reitor de Extensão da Unioeste, Wilson Zonin, abordará detalhes sobre o projeto O rosto dos povos na fronteira, cujo objetivo principal é promover um impulso à integração dos povos latino-americanos. “Pela dimensão e importância dos temas propostos, é fundamental a participação dos associados neste encontro”, destaca Eliezer.

Acadêmicos da Dom Bosco Visitam Bunge

Os acadêmicos do 7º período do Curso de Administração da Faculdade Dom Bosco de Ubiratã realizaram em abril uma visita técnica nas instalações da Bunge Fertilizantes em Cascavel-PR. Evento referente a atividade complementar da disciplina de Administração da Produção II, ministrada pela professora Cristina Garcia e também, Cooperativismo e Agronegócio, ministrado pela professora Tatiana Duarte. O objetivo da visita foi de oportunizar aos acadêmicos o conhecimento dos processos produtivos dos fertilizantes, além da atuação da empresa em todos os segmentos do agronegócio.
Os acadêmicos foram recepcionados pelo Assessor Agronômico Antonio Saraiva,profissional responsável pela área de produção da Bunge Brasil em Cascavel. No decorrer da visita o profissional apresentou a estrutura da empresa, bem como os diversos produtos comercializados no mercado interno e externo, fazendo menção ao comportamento da empresa dentro do sistema agroindustrial.
Além da explanação teórica apresentada pelo profissional, os acadêmicos fizeram um tour dentro da estrutura da fábrica, observando cada etapa do processo produtivo, além das questões relacionadas a logística e segurança no trabalho. Para os acadêmicos, representou um importante momento de aprendizado, sendo possível reconhecer na prática o conteúdo abordado em sala de aula, destacando que a teoria necessita da prática para complementar o aprendizado do indivíduo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Concurso no TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) esclarece que são prematuras quaisquer informações sobre concurso público para provimento de cargos no órgão. Comissão encarregada de organizar certame com este propósito foi instituída pela Portaria nº 497/11, publicada no periódico eletrônico Atos Oficiais do Tribunal de Contas (AOTC) do último dia 10 de junho, mas os trabalhos estão em fase inicial.
O que se pode adiantar é que os cargos a serem preenchidos serão de nível superior. Esta Corte alerta a população para que fique atenta, especialmente em relação a anúncios de cursos preparatórios publicados recentemente em alguns veículos de comunicação e que não têm fundamento na verdade.

Coordenadoria de Comunicação Social

Juranda vive as emoções da Expo Jur 2011

Em Juranda acontece a Expo Jur 2011 com diversas atrações. A festa teve início nesta quinta-feira e prossegue até domingo.

Técnicos da SEAB e EMATER recebem treinamento

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da EMATER, das regiões de Campo Mourão, Maringá , Paranavaí e Umuarama, participam de treinamento sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). O evento, que acontece em Campo Mourão, atende a solicitação do chefe regional da SEAB, Edson Battilani e tem por finalidade capacitar os profissionais envolvidos, com vista a dar maior agilidade nos processos, além de fomentar uma maior demanda regional na aquisição de áreas pelos potenciais beneficiários do programa.
O PNCF é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com os estados, municípios e entidades sociais ligadas à Agricultura Familiar. “Esse programa é voltado à geração de emprego e renda no campo, mediante financiamento a juros acessíveis para a aquisição de imóveis rurais e a instalação de benfeitorias como moradia, eletrificação rural, abastecimento de água, além das atividades produtivas propriamente ditas”, informa Battilani.

Na o programa disponibiliza financiamento até o limite de R$ 80 mil, beneficiando quem se enquadra nas normas estabelecidas: trabalhadores rurais sem terra, parceiros, posseiros, assalariados, arrendatários e pequenos proprietários rurais, cuja área seja comprovadamente insuficiente para o sustento familiar. Mais informações nos escritórios locais da EMATER em qualquer minicípio ou nos sindicatos de trabalhadores rurais.