terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Milhares de pessoas acompanham velório de Moacir Micheletto

Michel Temer esteve no velório. (Foto: Vanildo Cardoso)  
Milhares de pessoas estão acompanhando o velório do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB), que morreu na tarde desta segunda-feira, 30, em acidente próximo a Assis Chateaubriand, onde morava. O presidente da república em exercício, Michel Temer, acompanhado de deputados e ministros, entre eles Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, esteve no velório no início da tarde. O governador Beto Richa também é esperado na cerimônia que está sendo realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
O velório segue até às 17h30 e depois o corpo será levado para Toledo onde será sepultado no jazigo dos pais do deputado.
A reportagem do Portal Ubiratã acompanha de perto toda a movimentação e a qualquer momento mais informações.

Vereador Luiz Cunha lamenta morte do deputado Micheletto

Vereador Luiz Cunha: Micheletto
realizava um trabalho sério
O vereador Luiz Cunha lamentou a morte do deputado federal Moacir Micheletto, ocorrida em acidente na rodovia PR 239, na tarde desta segunda-feira. Segundo o vereador o parlamentar realizou um trabalho importante na defesa dos interesses de toda a população, especialmente na agricultura. "O deputado  Micheletto sempre foi um parlamentar dedicado que realizava um trabalho sério. O Paraná e toda a região perdem um grande representante", resume Luiz Cunha.
O deputado federal Moacir Micheletto atuava em defesa dos municípios e teve importante participação na história de Ubiratã à época das gestões do ex-prefeito Arnaldo Sucupira.
    

Imagens do acidente que matou Micheletto

Clique aqui e veja imagens do acidente que matou nesta segunda-feira o deputado federal Moacir Micheletto próximo a Assis Chateaubriand.

Fonte: Aqui Agora

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vídeo mostra acidente que matou deputado Micheletto

Corpo do deputado Micheletto será velado em Assis Chateaubriand

A assessoria do deputado federal Moacir Micheletto, que morreu vitima de acidente nesta tarde em Assis Chateaubriand, confirmou que o corpo do parlamentar será velado no Salão Paroquial Nossa Senhora do Carmo. 
Micheletto tinha uma propriedade rural em Assis Chateaubriand e estava na estrada que leva ao seu sítio quando sofreu o acidente. A colisão envolveu o veículo de passeio em que estava o parlamentar e uma caminhonete, ocupada por passageiros que sofreram ferimentos e foram levados para um hospital de Toledo (PR).
A Secretaria-Geral Mesa Diretora  da Câmara informou que o suplente Odílio Balbinotti (PMDB) será convocado para preencher a vaga aberta. Moacir Micheletto era ligado ao setor agropecuário e teve participação atuante na discussão sobre o novo Código Florestal. Ele era casado e tinha  três filhos.
O corpo do parlamentar será velado até as 17h desta terça no salão paroquial Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand, onde morava. O sepultamento ocorrerá no município de Toledo.


VEJA O VÍDEO DO ACIDENTE.

Acidente em Assis Chateaubriand mata o deputado Moacir Micheletto


Um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (30), na rodovia entre Tupãssi e Assis Chateaubriand, matou o deputado federal Moacir Micheletto (PMDB). O acidente aconteceu no local conhecido como Curva do Santa Rita, a cerca de quatro quilômetros de Assis. O deputado estava num Toyota Corolla e bateu numa caminhoneta. Ele estava sozinho. Mais informações em breve. (Foto: Leonildo Mendes)











PERFIL: QUEM ERA MICHELETTO
Moacir Micheletto nasceu em Xanxêre SC, em 1942. Formado Agronomia, pela Universidade Passo Fundo RS, em 1972, chegou ao Oeste do Paraná em 1968, indo residir em Toledo. Sendo o primeiro engenheiro agrônomo na região, Micheletto, foi morar na cidade de Assis Chateaubriand em 1973, onde por 26 anos pôde desempenhar diversas funções em prol da agricultura brasileira e da população paranaense.

A sede por ampliar seus conhecimentos, o levou a participar do Curso Prático Agrícola, Esc. Prática de Agricultura Dr. Fernando Costa, Pirassununga - SP; Treinamento Básico em Cooperativismo, Curitiba – PR; Administração Rural, USP, Piracicaba – SP; Curso Técnico de Medicina Veterinária Prática de Pecuária e Zooteria Geral e de Sanitária Veterinária, Inst. Científico Técnico Rural Brasileiro, Belo Horizonte – MG, 1958-1960; Avicultura, Fazenda Experimental de Tapetininga – SP, 1961; Suinocultura, Fazenda Experimental de Criação, Sertãozinho – SP, 1961; Liderança Sindical 1ª Etapa, 1962, Administração Sindical, 1963, Univ. Trabalho, São Paulo – SP; Mestre Agrícola, 1962, Técnico Agrícola, 1965, Esc. Agrotécnica José Bonifácio, Jaboticabal – SP; Pré-Serviço para Técnicos do SECRAR, Centro de Treinamento de Campinas, 1966; Pré-Serviço em Extensão Rural da ACARPA, Centro de trenamento de Florianópolis – SC, 1968; Cibernética Social, Campo Grande – MT, 1969-1972, Cooperativismo e Crédito Cooperativo, 1972, Pastoreiro Rotativo Voisin, 1972, UPF – RS; Psicologia da Adolescência, Col. Notre Dame, Passo Fundo–RS, 1970; Manutenção Automotriz Class, UPF – RS, 1970; Projeto Rondon Regional, Campinas do Sul – RS, 1970; Projeto Rondon, Princesa Isabel – PA, 1970; Desenvolvimento Brasileiro, Novo Hamburgo – RS, 1972; Treinamento de Docentes e Técnicos, Novo Hamburgo – RS; Administração de Agricultura Rural para Agentes Multiplicadores, Univ. do Paraná; Especialização em Administração Rural, Fac. Luiz de Queiroz, Piracicaba – SP, 1978.

Ao longo de sua carreira, o parlamentar exerceu diversos cargos como: Extensionista Agrícola local e regional da EMATER/PR por 18 anos; Presidente, Associação dos Engenheiros agrônomos, Núcleo Regional de Assis Chateaubriand, 1982-1984; Diretor, Conselho de Administração, COOPERVALE, Palotina, 1984-1986, do COTIGUAÇU, Cascavel, 1984-1986, Cooperativa Cotia, 1988,Cooperativa Central Regional de Assis Chateaubriand; Representante, Comissão Regional de Produção de Frutas, Conselho Diretor da Cooperativa Central, 1989-1990; Diretor Superintendente da Campo – Companhia de Promoção Agrícola, em Brasília DF; Presidente, Comissão Nacional de Grãos e Fibras na CNA – Confederação Nacional da Agricultura, 1993-1996, 1999; Presidente do Lions Club de Assis Chateaubriand, 1979-1980; Presidente, Sindicato Rural de Assis Chateaubriand,1983-1992; Vice - Presidente da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, 1993-1999.

A honestidade e a perseverança como forma de trabalho levaram o engenheiro agrônomo Micheletto a receber várias condecorações como: Título de Conselheiro Regional da Organização Científica Educacional, Instituto Científico Técnico Rural Brasileiro; Medalha de Honra ao Mérito do Projeto Rondon,UPR,RS,1972; Medalha de Honra ao Mérito, melhor Extensionista do ano de 1988, EMATER,PR.

Filiado ao PMDB-PR desde 1982, Moacir Micheletto foi eleito deputado federal por 3 mandatos consecutivos 1991-1995 / 1995-1999 / 1999-2003, desempenhando suas atividades parlamentares, em defesa da agricultura brasileira, nas funções de Presidente da Subcomissão Permanente para tratar da política Agropecuária da Câmara dos Deputados, Membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural, Suplente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, Titular da Frente Parlamentar de Agricultura e do Cooperativismo, Representante da Câmara dos Deputados no Parlamentarians For Global Action, Caracas – Venezuela, Convidado Especial da Posse do Presidente da ACI – Associação Internacional do Cooperativismo, como membro da Câmara dos Deputados, Genebra – Suíça, Coordenador da Subcomissão para a elaboração da emenda do orçamento geral da União para este ano, tendo priorizado 191 milhões de reais para a agricultura, Relator da Proposta de Fiscalização e Controle n.º 84/97 – relativa a Inspeção Sanitária e Industrial do Leite e seus derivados e importados 1997/1998.

Como deputado federal recebeu inúmeras missões oficiais: Representante do setor privado organizado, no grupo permanente do subgrupo Oito do MERCOSUL, em viagem oficial ao Paraguai, Uruguai e Argentina, 1991-1992; Representante da Câmara dos Deputados no Parlamentarians for Global Action, Caracas, Venezuela, 1993; Viagem ao Japão, como Diretor-Superintendente da CAMPO, para desenvolvimento e acompanhamento de projetos técnicos agrícolas entre Brasil/Japão, 1996; Participante da Reunião de Audiência Pública, realizada sob a coordenação da Comissão de Agricultura e Política Rural, Chapecó – SC, 1997.

Uma das características marcantes nas gestões do deputado Micheletto é a sua constante preocupação em honrar os compromissos assumidos com seus eleitores, criando e aprovando Leis que contribuam para o desenvolvimento da agricultura e levando melhorias para a população do Estado do Paraná.

Sicredi Vale do Piquiri comemora o melhor ano da sua história


As Assembleias de Núcleos terão início na próxima segunda-feira, dia 30, no município de Nova Cantú – região de Ubiratã - e terminam no dia 29 de fevereiro, no município de Assis Chateaubriand. Serão realizadas vinte e sete assembleias com associados, uma em cada município com unidades de atendimento da Sicredi Vale do Piquiri.
A Cooperativa de Crédito aproveitou as oportunidades apresentadas pelo desempenho econômico nacional e encerrou 2011 comemorando o melhor ano da história da Sicredi Vale do Piquiri, apresentando um crescimento de 19,03% no numero de associados e 38,48% nos ativos totais. Os depósitos a vista e a prazo, somados aos recursos de terceiros (poupança, fundos de investimentos e previdência), que são captados pela cooperativa e administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi, tiveram um incremento de 33,86%. As operações de crédito realizadas pela cooperativa e as coobrigações (recursos do BNDES repassados pelo Banco Cooperativo Sicredi) apresentaram um crescimento de 45,31%. O patrimônio líquido cresceu de 36,79%  e o resultado teve um aumento de 92,67%  se comparado ao mesmo período do ano anterior.
As evoluções dos indicadores econômicos e financeiros fortaleceram a missão da cooperativa em oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos associados e da sociedade.
O crescimento da cooperativa ocorreu de forma sustentável nas áreas comercial e administrativa. A área comercial, que disponibiliza produtos e serviços competitivos no mercado, promoveu o aumento no volume de negócios dos associados com a cooperativa melhorando o índice de eficiência e a rentabilidade do patrimônio líquido, que, com 251% do CDI, é uma das maiores rentabilidades do sistema.
Na área administrativa a cooperativa é destaque na operacionalização dos processos e controles internos com o primeiro lugar no Ranking de Auditoria do Sistema Sicredi. “Deixo o meu agradecimento a todos que acreditaram mais no empreendimento cooperativista, realizaram negócios com a Sicredi Vale do Piquiri e auxiliaram na gestão. Começamos a rodada de assembleias, com o objetivo de levar a transparência na gestão”, comentou o presidente Jaime Basso.
Este ano, a cooperativa inovou a forma de mobilização dos associados. Todos receberam em casa, via correio – mala direta/convite, informando data, local, endereço e assuntos a serem discutidos nas Assembleias de Núcleos. Além da mala direta, a cooperativa divulgou o edital de convocação, distribuiu convites nas unidades de atendimento e reforçou contato via telefone.

Agenda Assembleias de Núcleos – SICREDI Vale do Piquiri
30/01 – 16h – Nova Cantu
30/01 – 19h30h – Campina da Lagoa
31/01 – 9h – Anahy
31/01 – 19h30 – Ubiratã
01/02 – 9h – Farol
01/02 – 19h30 – Engenheiro Beltrão
02/02 – 19h30 – Moreira Sales
03/02 – 19h30 – Campo Mourão
04/02 – 9h – Rancho Alegre D’Oeste
06/02 – 16h – Esperança Nova
06/02 – 19h30 – Altonia
07/02 – 19h30 – Goioerê
08/02 – 19h30 – Perobal
09/02 – 19h30 – Pérola
10/02 – 19h30 – Umuarama
11/02 – 9h – Braganey
13/02 – 19h30 – Quarto Centenário
14/02 – 19h30 – Brasilândia
15/02 – 19h30 – Maripá, Candeia e Pérola Independente
16/02 – 09h – Alto Santa Fé
16/02 – 19h30 – Santa Rita
17/02 – 19h30 – Iporã
18/02 – 9h – Francisco Alves
22/02 – 19h30 – Janiópolis
23/02 – 19h30 – Palotina
24/02 – 19h30 – Terra Roxa
27/02 – 19h30 – Assis Chateaubriand
10/03 – 10h30 – AGO – Assembleia Geral de Delegados – em Palotina





Mais um contrabandista morre em acidente na BR 277

Mais um cigarreiro morreu em acidente na BR-277. Foi na noite deste sábado (28), em Foz do Iguaçu na região do bairro Três Fronteiras. 
O veículo, um Astra com placa de Maringá, trafegava em direção a Santa Terezinha de Itaipu quando capotou e matou o motorista na hora. A área foi isolada e quando a Polícia Rodoviária Federal chegou ao local, constatou que o carro estava abarrotado com caixas de cigarros. O Instituto Médico Legal recolheu o corpo e aguarda liberação de familiares. (Fonte: CATV)

Uma sátira ao homem que peida fogo!

O prefeito gostou e comentou a foto de um amigo de sua página social no Facebook.

TERRENO DA CÂMARA: Justiça será o caminho para solucionar problema da compra

Terreno que motiva problemas em Ubiratã
A justiça deverá ser o caminho para solução do problema que envolve a Prefeitura de Ubiratã e o ex-candidato a prefeito Antonio Menezes. O terreno adquirido pelo município para construção da Câmara de Vereadores pertencia a Menezes que teria transferido o patrimônio a Carlos Padovani como garantia de um empréstimo. Ocorre que Menezes não recebeu nada e ele deverá ingressar na justiça com uma ação para anular a transação. Questionado sobre as razões que levariam o município a adquirir um terreno nestas condições, Menezes afirmou que se trata de perseguição política. Já o prefeito Fábio D'Alécio, garantiu que o município adquiriu o terreno sem embaraços legais. Pelo que parece esta história promete muitos capítulos e há o risco da obra ser embargada gerando transtornos para todos os lados e também para a população.

Polícia flagra mulher seminua transitando em rodovia


Por volta das 18 horas de sábado a Polícia Militar foi chamada porque segundo informações havia uma mulher nua na beira da rodovia. Policiais chegaram ao local e constataram que uma mulher de 25 anos estava transitando na rodovia que liga Palotina a Assis Chateaubriand somente de calcinha. A polícia percebeu que ela estava transtornada. Ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reportagem mostra carros de luxo apreendidos em Ubiratã e que seriam usados por contrabandistas


A polícia diz ter identificado uma tática de contrabandistas e traficantes de drogas para cruzar o Paraná com carregamentos do Paraguai: o uso de carros de luxo. Em um dos casos, um desses carros passou pela fiscalização em Guarapuava (PR) e, ao ser abordado, o motorista deu meia volta. Perseguido, abandonou um veículo cheio de celulares e videogames.
São carros importados, com motores potentes e modelos do ano. No pátio da Polícia Rodoviária Federal em Ubiratã, a 160 km da fronteira, a maior parte das apreensões é de carros preparados para o transporte ilegal. Às vezes, nem estão carregados ainda, mas têm em comum algumas características.
Entre elas, a instalação de radiocomunicador para comunicação. Para fugir dos olhos da polícia, esses rádios estão cada vez mais escondidos. Um foi encontrado dentro do painel e era acionado pelo botão do ar condicionado. Para dar espaço ao contrabando, os bancos geralmente são retirados, ficando somente o do motorista. São feitas também modificações estruturais, como na suspensão, para suportar o peso.
Em outro caso de apreensão, o carro, além das modificações que se tornaram comuns, estava também blindado. O motorista foi preso, porque para blindagem de veículos é preciso autorização do exército. De acordo com a polícia, das laterais ao teto, além dos vidros, era um carro a prova de balas. (Fonte: G1) 
Por causa dos contrabadistas, Ubiratã vira notícia nacional

Assaltante morre em confronto com vítimas de roubo


As cenas parecem ser as mesmas de um filme, mas na realidade a criminalidade está cada vez crescendo na cidade de Cascavel.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas e uma morta por disparos de arma de fogo no final da noite desta quinta-feira (26).
O crime aconteceu em um bar na rua Domiciliano Teobaldo Bresolin próximo a BR 467 no bairro São Cristovão.
Segundo testemunhas, dois criminosos entraram no bar para realizar um assalto, um policial militar da força verde que estava a paisana viu a ação dos bandidos e tentou realizar a abordagem.
Um dos criminosos efetuou alguns disparos no local e acabou atingindo uma mulher, um tiro acertou o policial que também revidou com disparos de arma de fogo.
O outro assaltante saiu correndo do local após as trocas de tiros.
Equipes dos Socorristas e o médico do Siate foram acionados para prestar atendimento as vitimas. Giovane Silvestre da Silva de 25 anos foi atingido no pescoço e no peito, ele não resistiu os ferimentos e morreu no local. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38 com algumas munições.
O policial foi identificado como Jannus José Evangelista de 34 anos, ele foi atingido no abdômen. Natalia dos Santos de 27 anos foi atingida na cabeça e no braço, ambos foram encaminhados para o Hospital Universitário com risco de morte.
Várias equipes da Policia Militar foram acionadas para registrar a ocorrência. O corpo de Giovane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel. O outro rapaz que fugiu está sendo procurado pela polícia. (Fonte: CGN)

Motorista de ônibus assaltado faz reconhecimento

O motorista do ônibus de compristas que foi assaltado na madrugada do último dia 13 de agosto, na cidade de Corbélia, compareceu nesta quinta feira (26) à 15ª SDP. Ele veio fazer o reconhecimento do Vectra que foi apreendido pela polícia na última terça feira (24). Segundo o motorista, este foi mesmo o carro utilizado pelos bandidos na abordagem ao ônibus. 
O veículo foi encontrado na chácara de Edilson José Nogueira, 47 anos, localizada no distrito de Ouro Verde, município de Corbélia. Edilson se diz inocente, mas foi reconhecido pelo motorista do ônibus como um dos participantes do assalto. A situação dele se complicou porque agora ele passa a ser acusado de receptação e posse de armas.
As informações do motorista indicam que quatro homens participaram diretamente da abordagem e conduziram os turistas até uma estrada. No local, havia outros dois veículos com pelo menos duas pessoas em cada um. Com base neste depoimento, a polícia suspeita que pelo menos oito pessoas façam parte da quadrilha, que é suspeita de outros assaltos na região.
Outras pessoas foram reconhecidas e estão sendo investigadas. Existe a possibilidade do envolvimento de ex-policiais militares no crime. (Fonte: CATVE)

Acidente frontal mata quatro pessoas na BR-277

A rodovia da morte BR- 277, fez mais quatro vítimas fatais na madrugada desta sexta-feira (27). Alan Benitez Hanner, 13 anos, Hans Gonzalo Balcoza, 20 anos, Erika Antonela Gomes, 19 e Sara Beatriz Gonzales, 21 anos, morreram na hora. Eles eram passageiros de um veículo Peugeot. O condutor de um veículo Santana carregado de cigarros do Paraguai também morreu. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dois carros capotam próximo a Campina


Dois acidentes do tipo capotamento foram atendidos pela Polícia Rodoviária de Ubiratã na rodovia PR 239. Os acidentes aconteceram domingo. Às 18h50 um Fiat Uno com placas de Campina da Lagoa capotou causando ferimentos no condutor Wilian Carlos Clemente e nos passageiros Maria Salete Zebonsny, 23 anos e Pedro Henrique Clemente, de apenas 5 anos.
No outro acidente, um Astra capotou por volta das 19h. O condutor Leandro Tomazzoni da Silva, 37 anos e a passageira Rose Aparecida Soares, 37, sofreram ferimentos leves.

Homem é encontrado morto em Campina da Lagoa


Duas situações marcaram o setor policial  na cidade de Campina da Lagoa. Na primeira situação policiais militares foram informados pelo proprietário do Sitio São Luis, proximidades do Distrito de Bela Vista do Piquiri, Sr. H.M., 60 anos, que ao chegar a seu Sítio deparou-se com seu funcionário Nerenias Porto Lopes, 40 anos, com uma corda amarrada no pescoço, já em óbito. Disse o proprietário do Sítio que fechou a porta e solicitou a presença da Policia Militar no local. Informou ainda que Nerenias estava com problemas conjugais e havia ficado no local para trabalhar e dormia no barracão.
Na outra situação, criminosos invadiram outra propriedade rural. O local fica nas proximidades da comunidade Garrincha, Sitio Eduardo onde aconteceu um roubo. No local a vitima Sr. S.E., 67 anos, informou aos policiais que foram até o local, que por volta das 21h, saiu da residência para fechar seu veículo, quando surgiram dois indivíduos de trás da residência, um deles encapuzado o outro não, com um revolver anunciaram o assalto e adentraram na residência, imobilizando ele e mais duas mulheres, utilizando fita crepe. Após reviraram a casa levando R$ 890, 00, pediram armas, como não havia desistiram e na fuga tentaram levar um veiculo VW/PARATI da vítima, mas como não conseguiram fugiram a pé. (Fonte: Portal O Vale)

Rapaz cai de moto próximo ao trevo de Nova Aurora


A Polícia Rodoviária de Ubiratã atendeu a dois acidentes ocorridos na segunda-feira, 23. Às 8h20 um rapaz que viajava na garupa de uma moto Honda CG 150, de Cascavel, caiu na rodovia PR 239, próximo ao trevo de Nova Aurora. A moto estava sendo conduzida por Pedro Gonçalves, que não se feriu. Já o rapaz sofreu ferimentos e foi encaminhado a uma unidade hospitalar.
Às 12h40 ocorreu uma colisão na rodovia PR 180, envolvendo um VW Santana Quantum, placas de Goioerê e um caminhão Ford F 4000, placas de Cafelândia. Os condutores Willian Oliveira Camargo, 25 anos (Santana) e Lenildo Aparecido de Lima, 35 (caminhão) não se feriram.

Transparaná chega a Juranda nesta terça-feira


Começou na segunda-feira, 23, o Transparaná, considerado o maior Rally de regularidade das Américas. A região faz parte da rota do evento. Os veículos fazem uma parada hoje no Posto Madeira, em Juranda e depois seguem  em direção a Campo Mourão. O Raid começou em Guaíra e terminará em Caiobá. Serão 1.497 quilômetros e mais de 45 horas de duração em seis dias de competição. São 47 representantes do Paraná, oito de Santa Catarina, quatro de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um do Mato Grosso. As 61 equipes estão divididas em seis categorias: Master, Graduados, Jeep, Junior, Series e o Transparaná Adventure.
Programação do Transparaná
- Primeiro dia (1ª e 2ª etapas): Guaira - Palotina - Cascavel - 250 km
em 8 horas de prova
- Segundo dia (3ª e 4ª etapas): Cascavel - Juranda - Campo Mourão -
270 km em 7h50 de prova
- Terceiro dia (5ª e 6ª etapas): Campo Mourão - Pitanga - Guarapuava -
310 km em 8h30 de prova
- Quarto dia (7ª e 8ª etapas): Guarapuava - Prudentópolis - Ponta
Grossa - 256 km em 8h30
- Quinto dia (9ª e 10ª etapas): Ponta Grossa - Campo Largo - Curitiba
- 240 km em 7h30 de prova
- Sexto dia (11ª etapa): Curitiba - Matinhos - 171 km em 5 horas de prova

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cerca elétrica provoca morte de pai e filho no interior de Ubiratã


Por volta das 20h de sábado, 21, pai e filho morreram eletrocutados em uma cerca elétrica na comunidade rural Pameirinha, interior de Ubiratã. José Arnaldo dos Santos, 51, e seu filho Henrique Lopes dos Santos, 14, que residiam em Cascavel, estavam visitando parentes na comunidade do Palmeirinha. Eles foram pescar e quando estavam retornando, o adolescente se enroscou na cerca elétrica e recebeu a descarga elétrica. O pai dele foi tentar socorrê-lo e também morreu eletrocutado. Outras duas pessoas que estavam no local, Osmair Coelho Silvano e Geseriel Pontes Nobres, 26, também tocaram na cerca e sofreram choques, mas conseguiram escapar. O caso está sendo investigado. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal. O sepultamento aconteceu em Cascavel.

UBIRATÃ: Mulher viaja com dois filhos sem autorização do pai


A PRF apreendeu duas crianças em situação de risco. Através de denúncia do pai das crianças que reside em Curitiba, os policiais abordaram um coletivo que faz a linha Curitiba a Ubiratã e localizou a mãe das crianças, que segundo o pai, teria viajado sem a autorização do pai para a região.
O denunciante alegou que a mãe trabalha em casas noturnas. Mãe e as crianças foram entregues ao Conselho Tutelar de Ubiratã que confirmou as denúncias do pai. (Fonte: CGN)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Imprensa repercute caso de ameaça a prefeito de Ubiratã


O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Ubiratã, acusando de ameaça o seu ex-adversário nas eleições de 2008, Antonio Menezes, mais conhecido na cidade como “Caga-Fogo”. O motivo das ameaças estaria relacionado com o terreno onde será construída a nova sede da Câmara Municipal de Ubiratã.
Conforme o B.O., Antonio Menezes teria chamado pelo prefeito no portão de sua residência e teria dito para não iniciar a construção da Câmara Municipal no terreno que seria de sua propriedade, sem que fosse efetuado o pagamento de mais R$ 90 mil.
O prefeito teria argumentado que o terreno pertencia legalmente a Carlos Padovanni, e que o mesmo foi adquirido seguindo todas as determinações legais, e que se ele quisesse, poderia questionar o caso na justiça.
Neste momento terão, então ocorrido a ameaça, quando Antonio Menezes teria dito que a justiça empurra “as coisas com a barriga”, e: “Ou o senhor me paga R$ 90 mil ou seus filhos irão pagar”. O prefeito citou como testemunhas do fato a sua esposa e a empregada doméstica que trabalha em sua residência. O fato teria acontecido no dia 11 de janeiro, às 8 horas da manhã.
O Goionews tentou conversar com Antonio Menezes, mas não conseguiu localizá-lo. (Fonte: Goionews/Goioerê)

Carro bate em árvore e motorista morre


Uma pessoa morreu em um grave acidente registrado às 15h deste sábado, 21, na rodovia PR 182, no trecho Palotina a Maripá. Um veículo GM Corsa, placas de Toledo, bateu em uma árvore depois que o motorista, Claudir Luiz Soares, perdeu o controle da direção. Com o impacto, ele morreu na hora. Uma outra pessoa que estava no veículo sofreu ferimentos e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Maripá. Equipes do Hospital Municipal de Palotina, Corpo de Bombeiro Comunitário, Polícia Civil e Polícia Militar também auxiliaram no resgate das vítimas.

VEJA O VÍDEO. Fonte: Portal Palotina

Cinco morrem em colisão de carro com carreta



A Polícia Rodoviária de Assis Chateaubriand atendeu neste sábado, 21, um dos mais trágicos acidentes já registrados na região. Por volta das 18:00 horas na PR 486 entre Brasilândia do Sul e Alto Piquiri no quilômetro 90 próximo a ponte do Rio Taquara. Tudo indica que foi uma colisão frontal envolvendo uma carreta Volvo 340 de Céu Azul, placas AFC-5642, conduzida por Juarez Paulo, 38 anos, carregada de ferro que tinha destino a Foz do Iguaçu e um Fiat Elba de Cianorte placas AEV-2035. Chovia muito na hora do acidente
Infelizmente os cinco ocupantes do veículo morreram no local sendo quatro homens e uma mulher. Os corpos ficaram irreconhecíveis exigindo muito trabalho dos policiais rodoviários com apoio da Rotam de Toledo, policiais civis e militares de Brasilândia e Alto Piquiri e da Defesa Civil de Assis.
Foram formadas duas filas de veículos com congestionamento de quatro quilômetros e o tráfego ficou interditado. Só por volta das 22:00 horas os corpos foram retirados em situação lamentável e encaminhados para o IML de Umuarama. 
Mortos:
ANTINIO MARCOS LIZIER, 39 anos
APARECIDOJOSÉ DA SILVA, idade não informada
LURDES FATIMA DE SOUZA, , idade não informada
ANTONIO FREITAS MARTINS, idade não informada
ALDO FERRAZ GARCIA, , idade não informada ( Fonte: Rádio Vale Verde FM - Fotos: Leonir Mendes) 

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ladrões roubam turistas na rodovia


A ação dos bandidos iniciou as 2:30 horas da manhã de sábado quando o ônibus da empresa Luandatur, que ia de São Paulo a Foz do Iguaçu, se aproximava do trevo de acesso a Terra Boa. Um veículo furgão, pequeno, fechou o motorista do ônibus que foi obrigado a parar no meio da pista. Pelo menos quatro homens, fortemente armados, saíram do meio do mato e ameaçando atirar no condutor entraram no coletivo. O motorista e os 20 passageiros foram levados para uma estrada rural e tiveram o dinheiro e seus pertences roubados. “Dessa vez levaram até as malas dos passageiros. Eles tinham tudo planejado, o furgão era para isso”, analisa o motorista.
Usando de muita violência, os ladrões fizeram pelo menos quatro disparos de pistola dentro do ônibus. Para aterrorizar, ameaçavam atirar nas pessoas, obrigando os homens a ficar só de cueca, sendo trancados no bagageiro. Pelo relato das vítimas, a polícia acredita que pelo menos 7 pessoas participaram da ação. Quatro entram no ônibus, um dirigia o furgão, outro dirigia um segundo veículo que dava cobertura e um outro elemento dava apoio ao bando.
Não foi divulgado o valor do roubo, mas alguns passageiros contaram que a viagem não era só de turismo e muitos levavam dinheiro para fazer compras no Paraguai. (Fonte: Tribuna do Interior)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cadáver é encontrado em meio a plantação de soja


Cadáver foi encontrado sem o crânio. (Foto: Portal Palotina)
Na quinta-feira à noite, por volta das 20h, a Polícia Militar de Palotina (100 km de Cascavel) foi chamada porque um cadáver foi encontrado em uma plantação de soja próximo da rodovia PR 182, na saída para Francisco Alves. Quando a polícia chegou ao local se deparou com o corpo em adiantado estado de decomposição. Não foi localizado o crânio e a suspeita é de que se trata de um cadáver de um homem. A vítima trajava calça Jeans e um tênis. A Policia Civil e o Instituto Médico Legal estiveram no local para recolher o cadáver e fazer a identificação.

Ubiratã sediará Gincana da Juventude

No dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval, a juventude da Diocese de Campo Mourão tem encontro marcado em Ubiratã para a Gincana da Juventude 2012. A programação, com música, dança e louvor, será realizada no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 8h da manhã.  Haverá premiação para as três melhores equipes e também para a torcida mais animada. Na oportunidade a animação estará por conta do Grupo Estância Divina.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ladrões assaltam Correios de Moreira Sales

O assalto realizado por volta das 9 horas da manhã de terça-feira, 17, na agência dos Correios de Moreira Sales rendeu R$ 46.428,00 aos ladrões, que pegaram o dinheiro que havia no caixa e também no cofre da agência, depois de renderem os funcionários que estavam trabalhando no local.

Um dos ladrões supostamente não estava armado e usava uma toca e óculos escuros. O outro estava de boné. Ambos eram de cor branca e aparentavam ter 1,70m de altura. Além dos funcionários, havia mais cinco pessoas na agência.
O ladrão que segurava a arma na mão fazia ameaça aos funcionários e pedia pelo dinheiro que havia no local e fugiram em um veículo Fiat Uno (modelo novo), de cor preta, tomando rumo ignorado.
No dia 9 de novembro último a agência dos correios de Moreira Sales já tinha sido assaltada, oportunidade em que dois ladrões levaram R$ 27 mil em dinheiro. Em 25 de agosto de 2011 houve uma tentativa de assalto à agência. (Fonte: Goionews)

Manifesto Nacional pede fim da violência contra os animais

No final do ano passado, duas cadelas foram encontradas mortas em Campo Mourão. No mesmo período, um vídeo mostrando a morte por espancamento de um cachorro da raça Yorkshire rodou a internet causando comoção geral. Essas e outras histórias se repetem com grande frequência, e segundo Organizações Não Governamentais (Ong’s) e militantes em favor dos animais, o problema não é a falta de leis para punir os responsáveis, mas sim, o descaso das autoridades. Pensando nisso, domingo às 10 horas irá acontecer um manifesto em diversas cidades, entre elas Campo Mourão, pedindo o fim dos maus-tratos.

No dia, voluntários da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa) e simpatizantes estarão com seus animais em frente à Praça do Fórum para uma ‘cãominhada’ até a praça da Catedral São José. “Essa causa vem tomando muitos noticiários ultimamente e precisamos dar um basta nisso”, comenta a voluntária Elvira Schen.
Segundo ela, a participação no Manifesto Nacional é para pedir leis mais severas. “E que sejam cumpridas, levadas à serio. Temos muitas reivindicações pra fazer junto ao Poder Público”, ressalta. Entre as reclamações estão o descaso com os abrigos improvisados, a falta de ajuda para alimentar o grande número de animais recolhidos, a falta de um programa de castração para os errantes e os animais de famílias de baixa renda. “Essa última questão é urgente. Não é levado em consideração o transtorno que isso tudo pode causar a saúde pública. São problemas que infelizmente não são levados a sério pelos gestores”, critica.
Elvira adiantou que vários casos de violência contra os animais estão aguardando o andamento dos processos, mas em outras situações não foi possível seguir com a investigação. “Isso porque as pessoas tem medo de testemunhar ou então porque a própria policia não quis investigar. Ultimamente, porque a imprensa tem noticiado horrores em outras cidades que estão sendo levados a sério e punidos, estão começando a mudar o discurso”, revela ao comentar que voluntárias conseguiram o comprometimento das forças policiais em casos considerados mais graves. “Para mim, os maus tratos são todos sérios. Pequenos maus-tratos hoje, serão maiores amanhã.”

Casos - No dia 17 de dezembro, duas cadelas foram encontradas mortas, próximo ao Country Club. “Elas foram assassinadas e não temos nenhuma denúncia sobre o caso.” Quando o crime completou um mês, a associação recolheu um macho, uma fêmea e três filhotes, aparentemente mortos da mesma forma e ensacados com o mesmo tipo de saco. Como já estavam em estado de decomposição adiantada, não foi possível conseguir muitos detalhes. Elvira explicou que a associação está providenciando para que isso seja investigado. “Afinal, parece ter requintes de crueldade, e isso pode ser causado por uma pessoa desequilibrada que pode também causar danos aos seres humanos.”
Ela relatou que o assassinato de cães e gatos é frequente, especialmente na região do Jardim Laura. “Mortes de vários gatos no mesmo dia e de outros cães de rua que aparecem mortos repentinamente, muitas vezes envenenados. Acredito que nossas denuncias serão levadas mais à sério a partir de agora.” Para ela, as leis que existem são suficientes, mas não há quem as faça cumprir. “Elas ainda parecem não ser levadas ‘ao pé da letra’ por algumas autoridades. Esse manifesto é para chamar a atenção sobre isso”, completa.

Ajuda - A voluntária lembrou que durante esse período de férias, muitos colaboradores da entidade estão fora da cidade. “Vários voluntários estão em férias, mas os animais e seus problemas, entre eles a fome, não tiram férias.” Durante a caminhada, para a qual a associação convocou todos os que estiverem preocupados com os problemas de violência animal, os interessados em ajudar poderão doar ração em qualquer quantidade para cães e gatos.

Crueldade Nunca Mais - O manifesto que deverá acontecer simultaneamente em diversas cidades do país foi chamado em alguns locais de Crueldade Nunca Mais.
Segundo os organizadores, a reivindicação é só uma: penalização correta e efetiva para quem comete crueldades e maus-tratos aos animais. Eles alegam que a lei atual é branda e não pune devidamente quem comete os crimes. “Essa manifestação é o início de uma série de ações para uma penalização correta contra a crueldade aos animais”, informam os organizadores no site criado para divulgar a ação (www.crueldade nuncamais.com.br).
Ainda será criado um abaixo assinado com o objetivo de coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo o país. Para assinar, os interessados devem cadastrar o e-mail no site e aguardar um retorno. (Fonte: Tribuna do Interior)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Morre advogado Altemar José de Oliveira, vítima de AVC


Morreu na madrugada desta quarta-feira, em Cascavel, o advogado Altemar José de Oliveira, 44, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na tarde de domingo, 15. Altemar  passou mal e foi até uma farmácia em Juranda, sendo encaminhado a um hospital de Ubiratã de onde foi transferido para Cascavel. 


Altermar José de Oliveira

















segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Advogado de Ubiratã que sofreu AVC continua internado em Cascavel

Continua internado em Cascavel, em estado que inspira cuidados, o advogado Altemar José de Oliveira, 44, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na tarde deste domingo, 15. Logo após passar mal, o advogado foi até uma farmácia em Juranda e depois encaminhado a um hospital de Ubiratã de onde foi transferido para Cascavel. O seu estado de saúde era considerado grave na tarde desta segunda-feira.

Mais informações em breve.
 

Passageiro de táxi é pego com pistola de brinquedo próximo a Ubiratã


Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Ubiratã estranharam o fato de um táxi de Cascavel estar circulando na BR 369, em Ubiratã, e decidiram abordá-lo. Para surpresa do próprio taxista, com um dos passageiros foi encontrada uma réplica de pistola.
A arma de brinquedo foi apreendida e o rapaz que a portava foi liberado, pois não tinha passagens pela polícia. Ele alegou que comprou a arma para dar de presente.
De acordo com os policiais, o fato de um táxi estar tão longe de sua região foi o que chamou atenção deles. Os agentes observam ainda que a abordagem de táxis em rodovias faz parte do trabalho realizado pela PRF no combate à criminalidade neste tipo de transporte de passageiros. (Fonte: CGN)

Governo amplia medidas de apoio a agricultores atingidos pela estiagem

O governador Beto Richa decretou nesta segunda-feira (16/01) situação de emergência em 137 municípios paranaenses e anunciou novas medidas para apoiar os agricultores atingidos pela seca, que desde novembro do ano passado compromete a produção agrícola e o abastecimento de água nas regiões Sudoeste, Noroeste, Centro-Sul e Oeste. As culturas mais atingidas foram milho, soja e feijão. 
Com o objetivo de reduzir as perdas e recuperar as plantações, o governo estadual irá aplicar R$ 21,5 milhões em 2012 na instalação de 300 sistemas comunitários de fornecimento de água em várias regiões paranaenses. São R$ 10 milhões da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e R$ 11,5 milhões do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rural (Proesas). 
Outra medida para o abastecimento de água é a implantação de 140 abastecedouros comunitários, com a perfuração de poços artesianos, instalação de bombas e de reservatórios elevados para 10 mil litros. As cisternas serão construídas em comunidades rurais com problemas históricos de escassez de água. A iniciativa vai atender especialmente produtores de frango, suíno, leite e hortaliças. Serão investidos R$ 10 milhões com recursos do Ministério de Integração Nacional. 
“Esse pacote de ações mostra o compromisso do governo em oferecer um socorro imediato à população atingida. Procuramos ser ágeis, pois a cada dia os prejuízos são maiores”, disse o governador. Richa lembrou que na semana passada já havia autorizado a liberação de R$ 15,5 milhões para apoiar produtores do Sudoeste que também sofrem com a estiagem. 
Segundo o último levantamento do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a estimativa é que a estiagem comprometeu 11,5% a safra de verão do Paraná, que estava prevista para 22,13 milhões de toneladas, o que significa um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão. “Não vamos deixar o produtor desamparado. Estamos buscando recursos federais para complementar nossas ações”, concluiu Richa. 

PRIORIDADE - O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que as ações serão destinadas prioritariamente para regiões mais atingidas e agricultores que não tem direito a receber seguro ou crédito. “Já no começo da seca o governo estava atento e tomando as medidas necessárias para reduzir o impacto. Nossa prioridade é a construção de poços para captação de água, pois esse é um método mais durável e que dará suporte para as futuras estiagens”, disse o secretário. 
Ortigara afirma que essa água poderá ser utilizada tanto para consumo humano quanto animal e classificou a seca como uma das maiores da história do Paraná. “São medidas para apoiar os pequenos produtores. O Paraná precisa se fortalecer para combater esses problemas”, disse Norberto Ortigara, citando que a estiagem comprometeu 14% da produção de milho, 10% da soja e 19% da safra de feijão. 

EMERGÊNCIA – O governador disse ainda que a assinatura do decreto de emergência para 137 municípios, entre eles Ubiratã, abrirá novas linhas de financiamentos, créditos e recursos para serem aplicados nas cidades. “Queremos agregar mais incentivos aos produtores. Com o estado de emergência será possível acessar recursos federais da defesa civil para transporte de água (carros pipa) e alimentação”, explicou Beto Richa. 
O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, classificou a situação como emergencial e estimou perdas na área agrícola que variam de 20% a 70%, de acordo com a região. Ele agradeceu o apoio do governo estadual e disse que a construção das cisternas irá melhorar o fornecimento de água para os próximos anos. “Temos uma das piores situações da região Sul do Brasil. A ajuda do Estado vai oferecer um suporte aos nossos agricultores”, disse ele. 

OUTRAS MEDIDAS – Na semana passada, em reunião com prefeitos do Sudoeste, o governador Beto Richa disponibilizou ajuda aos agricultores. Para a compra de insumos agrícolas (sementes e fertilizantes) serão liberados R$ 6 milhões. O apoio financeiro chega a R$ 9,5 milhões, sendo R$ 8 milhões para subvenção ao prêmio do seguro da segunda safra de milho e café, e R$ 1,5 milhão para reforçar o programa Fundo de Aval. A prioridade do governo é atender os produtores da agricultura familiar. 
Foi anunciado que o governo também vai agilizar as vistorias em plantações para que os produtores possam solicitar ressarcimento de perdas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o pagamento do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf). A medida também assegurar o aproveitamento das lavouras para silagem e preparação da terra para novos cultivos, como as segundas safras de milho e feijão.

PLANTÃO


Criança é socorrida após acidente de trânsito from Plantao 190 on Vimeo.

Socorristas do Siate e a equipe médica foram acionados para uma colisão entre dois carros, onde uma criança havia se ferido. Chegando lá, prestaram todo o atendimento possível e a criança foi encaminhada a uma casa hospitalar sem risco de morte e com ferimentos leves. (Fonte: Plantão 190)

Homem é morto com facada no coração em Rio Verde


Pedro de Oliveira Cristo, 43, residente em Juranda, estava passeando com amigos no distrito de Rio Verde, onde foi morto com um golpe de faca que lhe atingiu o coração, provocando morte instanânea.
Segundo informações da equipe da Polícia Militar de Juranda, o crime aconteceu quando a vítima estava ingerindo bebidas alcoólicas com amigos, na Rua São Paulo, em Juranda, quando teria iniciado um desentendimento com uma pessoa identificada apenas como “Mezenga”, que foi o autor da facada mortal.
Após o crime, “Mezenga” se evadiu do local e até o início da noite de domingo ainda estava sendo procurado pela polícia. O corpo de Pedro Oliveira Cristo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Campo Mourão, onde foi necropsiado e liberado para a família. (Fonte: Goionews)