sábado, 27 de agosto de 2011

Região terá seminários sobre qualidade do leite

Com a finalidade de orientar  produtores, trabalhadores e indústrias de laticínios sobre a necessidade da melhoria de qualidade do leite produzido na  região,  serão realizados, nos meses de setembro e outubro, seminários municipais sobre boas práticas agropecuárias na produção de leite, em diversos municípios  da Comcam. Ao todo serão 12 seminários municipais e um Encontro Regional  em Campo Mourão, no mês de novembro.
Segundo o chefe regional da Seab, Edson Battilani, a preocupação dos técnicos e das entidades organizadoras dos eventos é com a  necessidade de instruir todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite sobre a obrigação de atendimento à Instrução Nomativa 51 do Ministério da Agricultura, que estabelece novos parâmetros de qualidade para o leite in natura,  a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2012.
Battilani explica que na área de atuação do núcleo regional da SEAB de Campo Mourão, são mais de 6 mil produtores   com um rebanho de mais de 220 mil vacas leiteiras e uma produção superior a 163 milhões de litros de leite por ano. “A grande maioria dos produtores da região, basicamente agricultores familiares, não estão  capacitados  para as novas exígências e, tão pouco,  conscientes que correm o  risco de serem excluidos do mercado caso não se ajustem à norma”, orienta Battilani.
Toda a programação será organizada e realizada em conjunto pela SEAB, EMATER, CSA de Campo Mourão, CSAs municipais,  SENAR, Prefeituras, Sindicatos, Associações e Cooperativas  de produtores de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário