quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quatro municípios da região comemoram Santo Antonio


Os municípios de Ubiratã, Araruna, Farol e Mariluz comemoram hoje o dia de seu padroeiro, Santo Antonio. Em todas essas cidades, que fazem parte da diocese de Campo Mourão, o dia de hoje é feriado municipal. Nas igrejas, os fiéis já se encontram há mais de uma semana para orações e novenas ao padroeiro, conhecido como o “santo casamenteiro” da Igreja Católica. Em Ubiratã, a celebração da missa do padroeiro começa às 09h30, com procissão e bênção dos carros. Em seguida será servido almoço no salão paroquial.        
Nas outras cidades, as missas acontecem no período da noite. Na cidade de Farol, o pároco local celebra às 19 horas e logo em seguida, todos são convidados para um jantar de confraternização, no salão paroquial. Em Mariluz, antes da celebração os fiéis participam de uma carreata, a partir das 18 horas, saindo de frente à igreja e passando pelas principais ruas da cidade. Os participantes retornam para a igreja, onde o padre local faz a bênção dos veículos e depois celebra a missa.
Festa em Araruna
A maior movimentação festiva pelo padroeiro acontece em Araruna, que preparou festa com barracas e comidas típicas no próximo final de semana. Hoje a missa acontece normalmente às 19h30. No sábado a festa começa com quermesse, onde serão comercializados doces, salgados, bebidas em geral, além do tradicional bolo de Santo Antonio, recheado de medalhas (uma será de ouro). Também haverá show com a dupla Léo Moreira e Gabriel, Marcelo Papait e outras apresentações culturais.
No domingo, a celebração eucarística começa às 9 horas e ao meio-dia será servido almoço com churrasco, no salão paroquial. Também haverá doces, salgados e bolos aos participantes. A partir das 15 horas, começa o show de prêmios, com cartelas sendo vendidas a R$ 10,00. Serão oferecidos, no total, cinco prêmios, começando por um veículo Gol, ano 1996 (1º prêmio). Do segundo ao quinto prêmios, um notebook, TV 32 polegadas LCD, TV 29 Polegadas e um tablet. 
Santo Antonio 
Padroeiro dos namorados, sua popularidade advém do fato de ele ser considerado pela tradição como santo casamenteiro. Santo Antonio é doutor da Igreja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões. Frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis. Foi ordenado sacerdote em 1220. No mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes. Foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa combatendo os erros doutrinários de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.(Fonte: Tribuna do Interior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário