sexta-feira, 29 de julho de 2011

Centro para a comercialização de produtos rurais será inaugurado em Campo Mourão

Procedência e qualidade são alguns dos ingredientes que, combinados, resultam em receita de saúde para consumidores cada vez mais exigentes, especialmente quando o assunto é alimentação. Em Campo Mourão, noroeste do Paraná, produtores rurais que participam do Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) inovam ao inaugurar, no próximo dia 5 de agosto, o Centro de Comercialização de Produtos Rurais.
A cerimônia de inauguração do novo espaço, que também recebe o nome de Empório Sabores da COMCAM, acontece às 11h30, em frente ao Mercadão Municipal, que fica na Avenida Goioerê, 699. O evento é aberto ao público e contará com a presença de prefeitos da região, representantes de entidades apoiadoras e produtores rurais. No mesmo dia e local, também será iniciada a Feira da Agroindústria de Campo Mourão, que segue até o dia 6 de agosto.
O objetivo da criação do ponto de venda, instalado no Mercadão Municipal, é dar visibilidade aos produtos das pequenas propriedades rurais, garantindo uma nova opção de compra para os moradores do município e região. “A possibilidade de agradar os consumidores mais exigentes, por oferecer produtos de qualidade e diretamente do campo, anima os produtores”, ressalta o consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, Carlos Alberto Facco.
Mostra disso é que o Centro de Comercialização de Produtos Rurais ainda vai ser inaugurado e mais de 30 produtores envolvidos já demonstram motivação para a prática agroindustrial, agregando valor às matérias-primas. “Esperamos que o trabalho renda bons resultados por meio do aumento da qualidade e da diversidade de alimentos, com doces, embutidos, pães, frutas, verduras, biscoitos e outros”, comenta Carlos Facco.
A criação de um ponto fixo para a comercialização dos produtos também deve otimizar o tempo que antes era perdido, vendendo de porta em porta, e reduz as perdas que ocorriam com a montagem de feiras de rua, principalmente em dias de chuva.
“Agora, por termos um espaço aconchegante e com variedade de produtos, poderemos focar mais na qualidade da produção. Dessa forma, esperamos que o Centro de Comercialização conquiste mercado e sirva de espelho para outros municípios que também apoiam a agroindústria familiar”, comenta a produtora Oziani Viomar, que coordenará o funcionamento do espaço.
Parceria
Fruto do trabalho das Prefeituras de Campo Mourão, Mamborê, Campina da Lagoa, Juranda, Ubiratã e Sindicato Rural de Campo Mourão, a iniciativa também conta com o apoio do Sebrae/PR e da Tecnocampo. Além do Centro de Comercialização, o consultor do Sebrae/PR informa que o trabalho em conjunto também tem viabilizado a estruturação da cooperativa de Ubiratã, que contempla o grupo de produtores da região.
“A união de esforços fomenta o fortalecimento e desenvolvimento do setor, mas tais resultados só são possíveis quando poder público e entidades se dispõe a apoiar, e quando agricultores se comprometem com o trabalho”, enfatiza Carlos Facco.
Em todo o processo de desenvolvimento, o Sebrae/PR tem contribuído significativamente por meio de capacitações, treinamentos e orientações, voltados para a melhoria dos produtos e para a qualificação profissional. A entidade também organiza a formação do grupo de produtores que administra o Centro de Comercialização.
Para os interessados em conhecer o Centro de Comercialização, vale lembrar que o estabelecimento vai funcionar de segunda a sábado, em horário comercial. Mais informações sobre o evento de inauguração e sobre o novo espaço podem ser obtidas no Sebrae/PR em Campo Mourão, localizado na Rua Santa Cruz, 1.085, Centro, telefone (44) 3523-2500.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No  Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário