sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Colonização de Ubiratã começou em 1954

Osmar João Bertoli
Para os Tupi-Guaranis, Ubiratã significa madeira dura. Esse nome foi estabelecido tomando por causa da exuberância das matas que existiam no território no início da colocanização. Consta que duas tribos indígenas habitavam a região antes da chegada dos europeus. Uma tribo era a dos Kaingans, da nação dos Gês e Tapuias, que habitavam às margens do Rio Carajá. A outra tribo era dos Goianases, que habitava às margens do Rio Goi-Bang ou Tricolor. Essas tribos teriam vivido por aqui por quase 900 anos.


COLONIZAÇÃO
A Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda. (SINOP), representada pelos seus diretores Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, iniciou a colonização desta região em 1954. Deslocou-se da cidade de Iporã, com a equipe de engenharia e topografia, formada por Ulrich, E. Grabert, Vicente Alexandrino, Samoel Holand e Vilder Bordin.
Vilder Bordin conta que para a equipe chegar ao local onde atualmente é Ubiratã, houve inúmeras dificuldades. O local onde se estabeleceram foi denominado de Saujú, que quer dizer o espigão mais alto do contra-forte da Serra do Piquiri.
A construção do acampamento foi a primeira tarefa da equipe. Cerca de 200 homens foram contratados para este serviço. Um campo de pouso foi aberto em plena mata virgem, hoje a Avenida Nilza de Oliveira Pipino, sendo o primeiro aparelho a pousar um “teco-teco” conduzido por um piloto chamado “Zé de Pua”, trazendo o senhor João Pedro Moreira de Carvalho.
O primeiro escritório foi construído no local onde hoje se encontra o Banco do Brasil. Já o primeiro hotel foi edificado na região abaixo do atual Posto Texaco. A primeira escola, localizada ao lado do atual Hotel Maclaus. A primeira capela foi construída onde hoje está localizada a Igreja Matriz Santo Antonio.
No dia 19 de fevereiro de 1956 foi lançada a pedra fundamental da Vila Ubiratã.

SOLO FÉRTIL
A fertilidade do solo e a pujança das matas é que atraiu pessoas de todos os quadrantes do Brasil e até mesmo estrangeiros se infiltraram nas terras vendidas pela SINOP. Cortadas em pequenos lotes rurais, a aquisição de terras foi facilitada e assim todos podiam comprar.
A SINOP adquiriu a Gleba Rio Verde (Ubiratã) do Governo do Estado do Paraná através de escritura pública de compra e venda, devidamente transcrita sob o número 4711 do livro 3-C, cujo loteamento acha se inscrito sob número 39 do livro nº 8-B, às folhas 311 do Cartório de Primeiro Ofício de Circunscrição Imobiliária da Comarca de Campo Mourão.
A SINOP planejou e executou um perfeito trabalho de colonização dentro da área Gleba Rio Verde, a cidade de Ubiratã, hoje sede de Comarca, e o Distrito Judiciário de Vila Yolanda.
Dentro do Gleba Rio Verde, foram construídos mais ou manos 540 Km de estradas, pontes sobre córregos e ribeirões, além de balsas sobre Rio Piquiri, que davam travessia à outras regiões.
Para que a cidade se desenvolvesse, a SINOP ofereceu o início, o que durou muitos anos – um lote de terra aos proprietários rurais que pretendessem construir suas residências na cidade.

DISTRITO
Ubiratã passou à condição de Distrito Administrativo e Judiciário, pertencendo ao município de Campo Mourão, conforme Lei Estadual nº 3344 de 20/09/1957, sendo na época, o Prefeito de Campo Mourão o Sr. Roberto Brezezinski.
Ubiratã ascendeu rapidamente graças ao progresso que aqui houve desde a sua fundação.

MUNICÍPIO
O progresso de Ubiratã foi reconhecido pelas autoridades estaduais, na época do governador Moisés Lupion. Com a Lei 4425 de 25/07/1960, foi criado o Município de Ubiratã, e, em seguida, foi criado o diretório de PSD. Seus membros eram: Vilder Bordin – Presidente; Osmar João Bertoli, Ciro Abraão, Herculino Otaviano, Arvelino Leite, Alberto Leite, Irmãos Tozzi.
Em 11/08/1960 houve uma eleição entre o Diretório para escolha do primeiro Prefeito de Ubiratã, sendo escolhido o Sr. Osmar João Bertoli, nomeado pelo governador Moisés Lupion.
Ubiratã passou à categoria de Município Independente em 4 de novembro de 1961.

COMARCA
Ubiratã passou à categoria de Comarca que foi instalada em 15 de novembro de 1963, com Jurisdição até os Municípios de Campina da Lagoa e Nova Cantu. Seu Primeiro Juiz foi o Dr. Veríssimo Gonçalves Pereira Neto.
Ubiratã no início da cidade. A imagem é da região do Banco do Brasil, Prefeitura, Praça Horácio José Ribeiro, Posto Texaco, quando cruzam a Avenida Nilza de Oliveira Pipino com Rua Brasília e inicia a Avenida Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário