terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRE segue cassando candidaturas. Bento desiste de concorrer


O Tribunal Regional Eleitoral já cassou 21 candidaturas de deputado estadual e federal, mas apenas quatro com base na lei da Ficha Limpa. São eles, o ex-prefeito de Apucarana, Carlos Scarpelini, que queria concorrer à Câmara Federal, Erivan Passos da Silva, Alessandro Meneguel, e Marcel Acácio Cherubim.
A maioria das cassações de registro se deu pelo fato dos candidatos não terem apresentado a prestação de contas da última campanha eleitoral, (Geraldo Yamada, Andre Paracker e Silva, Lucimara dos Santos Rodrigues, Marco Antonio Honório, Vilson Kachel, João José Farias e Valmir Clemente de Oliveira).
Duas candidaturas foram cassadas por ausência de quitação eleitoral (José Carlos Morretes do Amaral e Verônica de Fátima Dzazio); duas porque não tinham filiação partidária (Antonio Domingos de Oliveira e Francisco Valentin Filho); duas por dupla filiação (Maria Aparecida Leonel e Jorge Mariano); e duas pelos candidatos não terem assinado o pedido de registro e não provarem filiação partidária (Adabete Ferreira Dias e Luciane dos Santos Borba).

Oito já desistiram de concorrer
O TRE deferiu, até agora, oito pedidos de renúncia de candidaturas. Dois são deputados – Alceni Guerra, do DEM, e Luiz Fernandes Litro, do PSDB.
Renunciaram também à candidatura Carlos Roberto Sakashita, Jadir de Marros, Augusto Carlos Kirchner, Irineu Cantador, Mário de Freitas, Vanessa Franco de Oliveira.
Na votação do sábado que julgou a elegibilidade contra o deputado Ricardo Barros, o relator Prestes Mattar acompanhou o parecer do Ministério Público pela aprovação da candidatura, entendendo que o candidato não tem impedimentos pela lei da ficha suja.
Já o seu segundo suplente, Bento Batista da Silva (foto), vereador de Juranda, que é presidente da Associação dos Vereadores do Paraná, apresentava uma multa da Justiça Eleitoral por excesso de gastos. Ele tentou sanear o débito, mas o pagamento só aconteceu depois do dia 5 de julho, após o prazo para apresentação das atas das convenções à Justiça Eleitoral. Por esse motivo, a votação do julgamento da candidatura ficou empatada em três votos a três, dependendo do voto de minerva da presidente do TRE, desembargadora Regina Afonso de Oliveira Portes. Bento Batista renunciou sua candidatura. O PP busca um novo nome para compor a chapa (Fonte: O Diário de Maringá).

Um comentário: