quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Onça é encontrada em churrasqueira


Uma onça foi encontrada na área externa de uma casa do município de Corbélia, no Oeste do Paraná, no domingo, 6. O animal - da espécie Puma concolor – estava na churrasqueira do imóvel, na Rua Camélia. 
A proprietária da casa, Elonir Trevisan Dias, disse que o marido - Laércio de Sousa Dias - avistou o animal quando foi deixar alguns objetos na churrasqueira, por volta das 11h30. Dias estava em casa com a filha. “Minha filha ligou contando que havia uma onça na churrasqueira. Deixei a festa de São Judas de Tadeu, onde estava trabalhando, e voltei para casa para tentar ajudá-los. ”, afirmou a dona-de casa.
 Dias contou à esposa que levou um grande susto ao se deparar com o animal, que estava de costas. Inicialmente, ele pensou que se tratava de um cachorro. “O Laércio achou que poderia “tocar” o cachorro, mas ficou com medo e resolveu voltar para dentro da casa”, disse Elonir. Instantes depois ele percebeu que era uma onça.
 Dias acionou a Polícia Militar da cidade, que então chamou o Corpo de Bombeiros de Cascavel e a Polícia Ambiental. Elonir já estava em casa quando as equipes chegaram para fazer o resgate do animal. Segundo ela, a família observava - do interior do imóvel – a onça se movimentar pela churrasqueira. “O animal estava assustado e parecia estressado. Ele urrava quando se sentia ameaçado”, contou a dona-de-casa. Os três observavam o animal por meio de uma porta de vidro.
Com a chegada da Polícia Ambiental, a churrasqueira foi isolada com uma grade e um médico veterinário do Zoológico de Cascavel deu um tranquilizante para a onça. O sedativo demorou a fazer efeito. O resgate terminou por volta das 17 horas. “Foi um grande susto para todos. Mas a emoção de ver aquele animal foi ainda maior”, resumiu Elonir. 
De acordo com a Polícia Ambiental, o animal foi retirado da churrasqueira e encaminhado – ainda sedado - ao Parque Municipal Danilo Galafasse (Zoológico de Cascavel). . A onça não ficou ferida.
A onça ficará no zoológico até que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decida para onde o Puma concolor será levado.
A dona-de-casa afirmou que ninguém sabe como a onça foi parar no imóvel. O marido dela ouviu barulhos durante a madrugada, por volta da 1 hora, foi até a churrasqueira, mas não viu nada.
 O animal da espécie Puma concolor é conhecido popularmente como onça-parda, de acordo com o site do Zoológico de São Paulo. Também é denominado puma ou suçuarana.
Segundo Elonir, amigos e curiosos seguiram para a casa da família ao saber do aparecimento da onça. “Muitas pessoas passaram pela minha casa no domingo. O imóvel virou a atração da cidade”. O incidente esvaziou até a festa de São Judas Tadeu - padroeiro de Corbélia – que ocorria no domingo, de acordo com a dona-de-casa. 
Com a chegada da Polícia Ambiental, os curiosos foram impedidos de entrar no imóvel.
Após o resgate, os moradores de Corbélia fizeram fila para tentar visualizar o animal. Elonir afirmou que houve um princípio de confusão na fila e a Polícia Ambiental suspendeu a “visitação”. (fonte: Gazeta do Povo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário