terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeitos estão em missão pela Europa


Prefeitos das regiões Oeste e Noroeste que participam de uma missão à Europa, entre eles Fábio D´Alécio, de Ubiratã, estiveram ontem no Taguspark, parque tecnológico do município de Oieras, em Portugal. O grupo foi recebido pela diretora Inês Martins e pelo diretor de relações exteriores, comunicação e marketing, Victor Calvete.
O Taguspark é um conceito que tem o ser humano como fundamento, onde universidades, instituições de investigação e desenvolvimento e empresas de base tecnológica desenvolvem e transferem conhecimentos entre si. O Taguspark foi criado por iniciativa governamental em 1992 e é o componente principal de um plano integrado envolvendo cerca de 360 hectares, 150 dos quais ocupados pelo parque. Cerca de dez mil pessoas trabalham nas 112 empresas incubadas no local.
“Observamos que parte do aluguel pago pelas empresas gera recursos para investimentos em pesquisa. A Microsoft é uma das empresas parcerias desse empreendimento, o que mostra a solidez do conceito. Só para ter uma ideia, apenas um grupo bancário gera sozinho 3,5 mil empregos”, destaca o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer Fontana, um dos organizadores da missão, que tem à frente o Sebrae, a Amop e a Comcam. “É impressionante o exemplo de sustentabilidade que esse empreendimento proporciona e o grau de evolução tecnológica atingido”, destaca.
Em seguida, o grupo foi recebido pelo prefeito de Oeiras, Isaltino Morais, que o recepcionou com um almoço na Fábrica da Pólvora, uma antiga indústria bélica hoje transformada em museu e restaurante. “Fomos muito bem recebidos e tivermos a oportunidade de perceber que, pelo sistema político local, diferente do que acontece no Brasil, os municípios estão desonerados de compromissos como educação e saúde, atribuições assumidas pelo governo central de Portugal. Por isso, sobram recursos para pesquisa e investimentos”, destaca.
Segundo Eliezer, muitos empresários portugueses ficaram interessados no Oeste do Paraná, apresentado através de um videotape produzido pela Amop sobre as riquezas oestinas. “Eles, se comprometeram a visitar a região até março do ano que vem”, revela Eliezer. Os empresários dispostos a conhecer o Oeste atuam em áreas como têxtil, eletroeletrônica, fabricação de relógios, imobiliária e energética, entre outras. (Fonte: Amop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário