quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Manifesto Nacional pede fim da violência contra os animais

No final do ano passado, duas cadelas foram encontradas mortas em Campo Mourão. No mesmo período, um vídeo mostrando a morte por espancamento de um cachorro da raça Yorkshire rodou a internet causando comoção geral. Essas e outras histórias se repetem com grande frequência, e segundo Organizações Não Governamentais (Ong’s) e militantes em favor dos animais, o problema não é a falta de leis para punir os responsáveis, mas sim, o descaso das autoridades. Pensando nisso, domingo às 10 horas irá acontecer um manifesto em diversas cidades, entre elas Campo Mourão, pedindo o fim dos maus-tratos.

No dia, voluntários da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa) e simpatizantes estarão com seus animais em frente à Praça do Fórum para uma ‘cãominhada’ até a praça da Catedral São José. “Essa causa vem tomando muitos noticiários ultimamente e precisamos dar um basta nisso”, comenta a voluntária Elvira Schen.
Segundo ela, a participação no Manifesto Nacional é para pedir leis mais severas. “E que sejam cumpridas, levadas à serio. Temos muitas reivindicações pra fazer junto ao Poder Público”, ressalta. Entre as reclamações estão o descaso com os abrigos improvisados, a falta de ajuda para alimentar o grande número de animais recolhidos, a falta de um programa de castração para os errantes e os animais de famílias de baixa renda. “Essa última questão é urgente. Não é levado em consideração o transtorno que isso tudo pode causar a saúde pública. São problemas que infelizmente não são levados a sério pelos gestores”, critica.
Elvira adiantou que vários casos de violência contra os animais estão aguardando o andamento dos processos, mas em outras situações não foi possível seguir com a investigação. “Isso porque as pessoas tem medo de testemunhar ou então porque a própria policia não quis investigar. Ultimamente, porque a imprensa tem noticiado horrores em outras cidades que estão sendo levados a sério e punidos, estão começando a mudar o discurso”, revela ao comentar que voluntárias conseguiram o comprometimento das forças policiais em casos considerados mais graves. “Para mim, os maus tratos são todos sérios. Pequenos maus-tratos hoje, serão maiores amanhã.”

Casos - No dia 17 de dezembro, duas cadelas foram encontradas mortas, próximo ao Country Club. “Elas foram assassinadas e não temos nenhuma denúncia sobre o caso.” Quando o crime completou um mês, a associação recolheu um macho, uma fêmea e três filhotes, aparentemente mortos da mesma forma e ensacados com o mesmo tipo de saco. Como já estavam em estado de decomposição adiantada, não foi possível conseguir muitos detalhes. Elvira explicou que a associação está providenciando para que isso seja investigado. “Afinal, parece ter requintes de crueldade, e isso pode ser causado por uma pessoa desequilibrada que pode também causar danos aos seres humanos.”
Ela relatou que o assassinato de cães e gatos é frequente, especialmente na região do Jardim Laura. “Mortes de vários gatos no mesmo dia e de outros cães de rua que aparecem mortos repentinamente, muitas vezes envenenados. Acredito que nossas denuncias serão levadas mais à sério a partir de agora.” Para ela, as leis que existem são suficientes, mas não há quem as faça cumprir. “Elas ainda parecem não ser levadas ‘ao pé da letra’ por algumas autoridades. Esse manifesto é para chamar a atenção sobre isso”, completa.

Ajuda - A voluntária lembrou que durante esse período de férias, muitos colaboradores da entidade estão fora da cidade. “Vários voluntários estão em férias, mas os animais e seus problemas, entre eles a fome, não tiram férias.” Durante a caminhada, para a qual a associação convocou todos os que estiverem preocupados com os problemas de violência animal, os interessados em ajudar poderão doar ração em qualquer quantidade para cães e gatos.

Crueldade Nunca Mais - O manifesto que deverá acontecer simultaneamente em diversas cidades do país foi chamado em alguns locais de Crueldade Nunca Mais.
Segundo os organizadores, a reivindicação é só uma: penalização correta e efetiva para quem comete crueldades e maus-tratos aos animais. Eles alegam que a lei atual é branda e não pune devidamente quem comete os crimes. “Essa manifestação é o início de uma série de ações para uma penalização correta contra a crueldade aos animais”, informam os organizadores no site criado para divulgar a ação (www.crueldade nuncamais.com.br).
Ainda será criado um abaixo assinado com o objetivo de coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo o país. Para assinar, os interessados devem cadastrar o e-mail no site e aguardar um retorno. (Fonte: Tribuna do Interior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário