sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Região terá usinas hidrelétricas


Em solenidade realizada quarta-feira, 11, o governador Beto Richa entregou licenças ambientais prévias e uma licença de instalação para a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em rios do Estado. Os novos investimentos serão instalados nos municípios em Nova Cantu, Altamira do Paraná, Palmital e Roncador. As pequenas centrais hidrelétricas serão construídas nos rios Turvo, Cantu, Marrecas e das Pedras.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) também obteve registro junto à Aneel para elaborar projetos para a construção de 11 usinas hidrelétricas de pequeno porte no Rio Piquiri, que percorre 485 quilômetros da região central e oeste do Paraná.
No ano passado, a Companhia obteve autorização formal da Aneel para estudar a viabilidade de quatro usinas hidrelétricas, que no futuro deverão ter as respectivas concessões licitadas em leilão por aquela Agência, e desenvolver estudos de projeto básico de onze pequenas centrais hidrelétricas.
A Copel obteve autorização para estudar a viabilidade das usinas hidrelétricas de Apertados (135,5 MW de capacidade estimada, nos municípios de Formosa do Oeste e Alto Piquiri), Comissário (105,3 MW nos municípios de Ubiratã e Nova Aurora), Foz do Piquiri (101,2 MW no município de Brasilândia do Sul) e Ercilândia (96,6 MW nos municípios de Iporã e Assis Chateaubriand).
 Essas usinas terão impacto em Goioerê e Quarto Centenário e técnicos já visitaram propriedades rurais que margeiam o Rio Piquiri para fazer a análise do impacto ambiental. (Fonte: Goionews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário